De maneira geral, muitos brasileiros possuem dificuldades em gerir as suas finanças. Hoje, o número de inadimplentes no Brasil chega a 61,8 milhões de pessoas de acordo com levantamento feito pelo Serasa Experian. Esta má gestão financeira tem uma série de consequências para pessoas e empresas, como também para a economia do país.

Consequências da Má Gestão Financeira

Fazer uma gestão financeira significa planejar, controlar e otimizar os recursos financeiros pessoais ou de uma organização. No caso das empresas, a gestão financeira também está diretamente relacionada à transparência da utilização dos recursos. Resumindo, a gestão financeira é todo o trabalho relacionado ao controle dos recursos da empresa. Que neste caso, em especial, tem como objetivo fazer com que estes tenham retorno acima do que é investido.

Caso, o empreendedor não tenha controle das financeira ele deve estar ciente de que isto terá consequências, como:

  • Não ter conhecimento sobre o quanto a empresa tem em caixa e acabar gastando mais do que deveria.
  • Esquecer de fazer o pagamento de contas em dia, acarretando em juros e multa.
  • Não saber o valor patrimonial da empresa.
  • Não cobrar o preço correto pelo produto ou serviço prestado e acabar tendo prejuízo dessa maneira.
  • Não saber a origem das receitas por não ter um fluxo de caixa organizado e ter dificuldades depois na hora de fazer auditoria destas contas e declaração do imposto de renda.
  • Problemas de relacionamento entre sócios e também com os funcionários, recorrentes da má organização financeira.
  • Não saber exatamente onde deve ser investido mais recursos de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.
  • Não ter conhecimento do valor do seu estoque de mercadorias.

Falta de visibilidade sobre as finanças

É compreensível que para muitos empreendedores, gerir financeiramente uma organização é algo completamente novo. O primeiro passo é saber da importância destes processos e que eles impactam diretamente no resultado e evolução do seu negócio. Depois disso, é preciso organizar todos os processos e atividades referentes à gestão financeira da empresa.

Na realidade das pequenas empresas, por exemplo, a maioria dos problemas financeiros passa pela liderança. Muitas vezes as atividades de gestão são iniciadas de maneira incipiente, o dono ou líderes têm que assumir para si atividades que não dizem necessariamente respeito às suas áreas de conhecimento. Conforme os negócios se desenvolvem a administração financeira não acompanha o crescimento da empresa, gerando furos que poderiam ser evitados por meio da atuação de um profissional mais capacitado.

Sem dúvidas, a pior consequência de um planejamento financeiro mal feito é a falência. No entanto, uma gestão equivocada também pode comprometer a capacidade de um negócio em dar lucros e se tornar desinteressante para possíveis investidores.

Crescimento e competitividade

Por outro lado, uma boa gestão financeira pode levar a empresa longe. No caso aqui da TownSq, desde a criação da empresa, há cinco anos, os fundadores prezam pela organização das contas e documentos financeiros. Sempre tivemos por aqui pessoas alocadas especificamente para funções administrativas, documentos em fácil acesso e controle rígido do fluxo de caixa, buscando operar sempre no positivo e otimizar investimentos, traçando prioridades. Essa boa gestão de recursos auxiliou a empresa na sua expansão internacional. Atualmente, a TownSq atua também na América do Norte.  

Desenhar um bom processo financeiro é ainda mais importante para nós, visto que temos também a missão de ajudar as pessoas a fazerem uma melhor gestão financeira em seus condomínios. Nesse contexto, os síndicos utilizam o aplicativo da TownSq para agendar atividades (como lembretes dos pagamentos de contas) e armazenar e organizar os documentos do condomínio.

Por isso, deixamos também a dica de utilizar a tecnologia para fazer a gestão dos empreendimentos. Além de softwares voltados inteiramente para o financeiro das instituições, como ContaAzul e Iugu, é possível adaptar sistemas grátis de gestão de tarefas para controlar as datas de lucros e dividendos e fazer anotações digitais. Aqui podemos citar o Trello, o Asana e o Evernote.

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3 Comments

  1. Pjones disse:

    Olá, estou passando para dar uma olhada. Parabéns pelo
    site. Vou recomendar para interessados nesse nicho de
    mercado. Voltarei outras vezes. Até logo!

  2. Olá, passando outra vez nesse belo site. Parabéns continue
    assim. Fica o convite para nos visitar também. De repente
    vocês podem gostar. Até outra vez. Fique com Deus.

  3. J.Valderio dos Santos disse:

    Obrigado, Paulo! Sucesso.

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