Como fazer um bom storytelling? - Aprenda e coloque em prática 2

Alguns diferenciais podem melhorar o seu marketing, um deles é fazer um bom storytelling, por exemplo. Essa técnica narrativa é muito antiga, e consiste na arte de fazer um relato episódico ao contar histórias com personagens, locais e eventos característicos. Assim, empregar o storytelling na sua produção pode diferenciar a qualidade e garantir impacto.

Escrever bom texto é uma das partes cruciais de fazer um bom storytelling, mas isso não representa toda a técnica. É necessário aprender todos os elementos que constituem um storytelling genuíno, como o ritmo da história e a emoção, que pode ser acionada através da trama em si, e de gatilhos mentais.

Fazer um bom storytelling tem a ver com a habilidade de atrair a atenção do público, encontrar pontos de identificação. Isso significa que para entregar um conteúdo online, ou vender um produto ou serviço, o uso de uma estratégia que conta uma história e estabelece uma conexão pessoal entre o público e o produto, pode ser um ponto de virada.

Veja a seguir como fazer um bom storytelling estratégico para seus planos de marketing, desde os dados e parâmetros da mensagem de sua empresa aos conteúdos comparados com a realidade. Conheça também cada elemento que constitui um bom storytelling, sua importância e vantagens!

Como fazer um bom storytelling? - Aprenda e coloque em prática 3

Como fazer um bom storytelling estratégico?

Podemos chamar de storytelling estratégico a técnica de usar narrativas para impactar o público, o que pode ser feito através de imagens, textos, áudios ou vídeos. Em suma, qualquer mídia pode ser usada para incorporar o storytelling.

Essa estratégia é uma das mais usadas por empresas para tornar o marketing mais preciso, a fim de obter um aumento no volume de conversões. O fato é que as pessoas gostam de ouvir histórias, e nossa afinidade com a narrativa nos permitiu transformar esse hábito em uma técnica poderosa para atrair e engajar clientes.

A seguir, você confere como é possível implantar o storytelling estratégico em seu negócio.

Dados e parâmetros da mensagem de sua empresa

Antes de construir a narrativa em si, é preciso levar algumas informações em consideração. Por exemplo, a quem se dirige o seu storytelling? Esse dado diz respeito à construção da persona. Não há como criar uma história ideal sem conhecer a persona de sua empresa.

Além de dados correspondentes aos seus clientes, como idade, demografia, perfil de consumo, entre outros, é necessário pensar nos parâmetros da própria empresa. Isso quer dizer os valores, a missão, a história da empresa e datas marcantes.

Veracidade com ação

Visto que a arte de criar um bom storytelling é, de fato, contar uma história boa, muitas pessoas caem no erro de faltarem com a verdade. Mas isso é um erro que deve ser evitado a todo custo.

Afinal de contas, há o elemento da credibilidade que envolve a imagem de uma empresa e que deve ser observado sempre. Toda história contada deve ter fundamento em fatos reais. Caso seja um storytelling de uma personagem fictícia, deixe isso claro para o cliente.

Utiliza gatilhos emocionais

Se, por um lado, a verdade deve ser tratada com rigidez em um bom storytelling, por outro, os gatilhos emocionais devem ser explorados. As pessoas podem até comprar algo com base em algum argumento racional, mas o que as move de verdade são as emoções, que se traduzem em sonhos, desejos, dores ou demandas.

Conteúdos comparados com a realidade

A ideia para fazer um bom storytelling é trazer elementos realistas, que sejam familiares ao seu público-alvo. Criar, em meio à narrativa, cenas comuns, faz com que os clientes se vejam na história que você conta.

Como fazer um bom storytelling? - Aprenda e coloque em prática 4

Elementos que constituem um bom storyteller

Podemos desmembrar o storytelling em dezenas de pequenos elementos, mas é possível simplificar tudo isso a partir de alguns conceitos simples:

  • Ritmo da história;
  • Emoção;
  • Conflito;
  • Das histórias clássicas aos desafios pessoais;
  • Caminhos que levam ao resultado.

Confira abaixo cada um desses conceitos em detalhes!

Ritmo da história

Uma boa narrativa é marcada por momentos de tensão, momentos de explicação e momentos de reviravolta. Isso significa que o storyteller — o contador da história — deve saber intercalar e posicionar muito bem esses momentos ao longo da narrativa.

Ou seja, uma história que passa muito tempo em momentos de reviravolta pode se tornar cansativa, ao passo que uma história focada demais na tensão causa efeito contrário: a trama não fica tensa o bastante e os momentos de emoção se tornam banais. Por fim, histórias sem tensão e reviravolta se tornam intragáveis e não atraem ninguém.

Emoção

Explorar a emoção em uma história não tem nada a ver com manipulação, mas sim uma tentativa de fazer conexão com o público. São os elementos emocionais que fazem a pessoa se interessar mais, pois ela se identifica com a história. Isso faz parte de como fazer um bom storytelling.

Se o storytelling é feito para veicular um conteúdo, produto ou serviço, isso significa que o público fica mais conectado com seus motivos para consumir tal conteúdo ou comprar tal produto ou serviço.

Conflito

A conexão emocional, que pode ser explorada por meio dos gatilhos, também é alcançada de maneira orgânica através do conflito. Quanto maior for o nível de dificuldade ao longo da narrativa, isto é, seu conflito, maior é a catarse no final — e isso move quem entra em contato com a história.

Das histórias clássicas aos desafios pessoais

Fazer um bom storytelling é uma técnica que os romancistas e escritores em geral dominam muito bem. No entanto, vale ressaltar que não é necessário se tornar um escritor para fazer seu próprio storytelling.

Para aplicar essa técnica sem errar, basta se inspirar nas fórmulas clássicas, que foram passadas ao longo dos séculos na história da humanidade:

  • Eventos de um determinado período;
  • Jornada do herói;
  • Missão/viagem/aventura;
  • Conquista pessoal.

Cada um desses modelos são comprovados justamente porque carregam em si os elementos anteriores como o ritmo, o conflito e a emoção.

Caminhos que levam ao resultado

Uma característica presente em um bom storytelling é o timing das partes de sua narrativa. Em outras palavras, é usar bem a continuidade. O que torna o storytelling eficaz é a sucessão dos relatos, pois quem lê, ouve ou assiste fica curioso para o que chegará a seguir.

O início deve ter um conflito, o desenvolvimento precisa entreter e conter ganchos que servirão como o pavimento dos caminhos que levam ao resultado, que é a resolução do conflito. Se o cliente está envolvido com a história até esse ponto, com certeza estará mais inclinado a comprar ao fim do conteúdo.

Porque é importante o storyteller?

O storyteller é importante para criar maior conexão entre uma empresa e seu público. Ao invés de focar nas qualidades do produto em si, o foco está nas pessoas, nos clientes, em suas dores. Isso tira a compra do campo objetivo para o subjetivo, que é muito mais poderoso.

Como fazer um bom storytelling? - Aprenda e coloque em prática 5

Quais as vantagens de usar storyteller estratégico?

Em suma, podemos dizer que, ao aprender como fazer um bom storytelling e aplicá-lo ao marketing de sua empresa, o número de conversões inevitavelmente será maior. Além disso, o nível de proximidade e engajamento com a marca só crescerá, o que soma na credibilidade da empresa.

Saber como fazer um bom storytelling pode ser uma questão de treino, de conhecer as técnicas mas, certamente, é uma estratégia compensadora. Assim, o número de conversões aumenta, bem como a facilidade de obter novos clientes através de histórias atraentes!

Marque uma consultoria para aprender muito mais sobre como fazer um bom storytelling específico para que sua empresa cresça e venda muito mais!

Redatores da TechnoEasy
A TechnoEasy está sempre em busca de parcerias para oferecer às pequenas empresas o melhor conteúdo de tecnologia, negócios, empreendedorismo e transformação digital. Por isso, muitos de nossos conteúdos são produzidos por empresas e profissionais convidados. Se você quer colaborar, saiba mais ao clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.