O CRM é a abreviação em inglês de customer relationship management. Em tradução literal significa “gestão de relacionamento com o cliente”. Um software CRM é um recurso essencial para o marketing de pequenas empresas. O sistema faz o armazenamento de dados sobre clientes e também os leads (potenciais clientes).

Dessa forma, o CRM traz dados sobre a interação de clientes e leads que já interagiram com a empresa e isso se traduz em estratégias de marketing mais efetivas no atendimento ao cliente.

O CRM integrado com o WhatsApp é exatamente isso. Ele é uma ferramenta integrada ao uso do WhatsApp que apresenta vantagens como:

  • Atrair leads;
  • Construir um relacionamento com os leads;
  • Efetuar vendas;
  • Oferecer suporte e atendimento;
  • Efetuar marketing promocional;
  • Entre outros.

O software CRM é um apoio para automatizar e organizar os contatos no WhatsApp. Ao clicar no botão para o software, o consumidor é direcionado para o WhatsApp e pode se comunicar com sua empresa de maneira rápida. 

Dessa forma, o cliente ou potencial cliente não precisa digitar número nenhum nem salvar o contato de sua empresa na agenda.

Depois de iniciar a conversa, CRM vai salvar o contato desse consumidor na agenda. Assim, você não precisa salvar todos manualmente. Depois do início da conversa através do CRM integrado com WhatsApp você pode enviar uma proposta comercial que já está armazenada no sistema diretamente pelo WhatsApp.

O processo de negociação fica mais otimizado, além de possibilitar uma personalização na proposta comercial. Assim, a comunicação se torna mais direta e personalizada.

Outra vantagem do CRM integrado com WhatsApp é que toda comunicação entre você e os clientes ou leads é armazenada em um histórico. Isso evita você de procurar informações sobre o cliente em vários lugares ou até pedir a mesma informação.

Cuidados para utilizar bem o CRM integrado com o WhatsApp

Nenhum cliente vai gostar de ser incomodado com mensagens empresariais. Ainda mais mensagens automáticas. Por isso, é necessário ter o consentimento dos consumidores para enviar mensagens. Não exagere na hora de mandar mensagens.

Além disso, atualize sempre as informações no histórico de clientes e leads depois de uma conversa. Um consumidor fica muito mais satisfeito com a empresa que não pede a mesma informação várias vezes. Anote tudo no histórico: compras realizadas, dados pessoais, informações pessoais, preferências e reclamações.

Vale ressaltar que sua empresa não pode salvar todas as conversas. Por isso é importante manter o histórico no CRM atualizado.

Além disso, você pode investir em um chatbot no CRM integrado com WhatsApp. Um chatbot é um software capaz de manter uma conversa fluida com os consumidores. Isso vai automatizar mais a comunicação com clientes e leads.

Como no CRM você tem todo o histórico dos clientes e leads, é possível segmentar o chatbot para responder de maneiras diferenciadas para diferentes clientes ou leads.

Isso vai otimizar muito seu tempo de atendimento, ainda mais quando são muitos clientes para serem atendidos, além de efetuar as vendas e fidelizá-los no pós-venda.

Agora que você já sabe o que é CRM integrado com WhatsApp, já pode procurar um sistema devidamente autorizado pelo WhatsApp para otimizar mais seu atendimento pelo aplicativo de mensagens.

Redatores da TechnoEasy
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