Se você é um gerente de marketing, muito além da habilidade de criar planos estratégicos, estruturar canais de aquisição de clientes e relacionamento, um gerente também possui a obrigatoriedade em gerenciar e desenvolver as pessoas do seu time. Por isso para te ajudar, nesse artigo te auxiliaremos com algumas formas e metodologias para aplicar no dia a dia na gestão da sua equipe.
Um projeto de marketing pode ter diversos objetivos, muitas vezes um novo gerente pode ser contratado, por exemplo, para implementar uma área de performance em um e-commerce ou estruturar a comunicação e posicionamento de marca da empresa. Por isso o objetivo de projeto de um gerente deve estar bem claro para empresa e para ele, pois isso irá impactar diretamente nos recursos necessários para desenvolver esse projeto.
Com o objetivo bem alinhado entre marketing e a diretoria da empresa, o gerente deverá desenvolver ou reestruturar os processos do projeto, para que seja possível mapear as necessidades de pessoas, fornecedores, tecnologias e entre outros itens.
Exemplo de processo: para implementar um novo canal de venda como o e-commerce para a rede de varejo em que está inserido, o gerente será responsável por mapear todos os itens para fazer a integração correta de acordo com as necessidades e características do negócio, avaliando fluxos do processo organizacional, organograma para desenvolvimento do processo, treinamento, entre outros fatores.
Assim como um técnico de futebol, muitas vezes um gerente pode ter bons e péssimos profissionais em seu time, por isso com o processo estruturado e mapeado, você será capaz de identificar quais serão as pessoas que ficarão no seu time ou qual tipo de pessoas será necessário efetuar a contratação, tanto em quesitos comportamentais quanto técnicos.
Em diversas etapas de um projeto de marketing é necessário terceirizar algumas etapas específicas, tanto por conta do budget para contratação interna de profissionais quanto pelo know-how que alguns fornecedores podem trazer para o negócio. É muito comum a contratação de uma agência de marketing digital, por exemplo.
Agora que você possui o objetivo, processos, pessoas e fornecedores é fundamental que você estruture a organização do seu time. Existem 3 pilares fundamentais, sendo eles:
Será impossível gerir e desenvolver a sua equipe, se as informações de expectativa não estiverem claras para ambos os lados, por isso passe para cada membro, os seguintes pontos:
Obs: é importante que essas informações, sejam mensuráveis, pois aquilo que é mensurável, será possível melhorar.
Assim como uma empresa, um profissional também deve possuir um plano de desenvolvimento tanto para melhorar suas habilidades técnicas quanto comportamentais. Para facilitar você pode estruturar esse plano em documento simples que deve ser compartilhado com determinado membro da equipe com os seguintes tópicos:
Cenário atual X proposto: exponha em conjunto com o cenário atual e onde deseja que o analista chegue com o plano;
Plano de metas: coloque as metas que o analista deve atingir em determinado período de forma clara e mensurável;
Plano de estudo: no plano de estudo, insira cursos, certificados e leituras obrigatórias, isso até parece coisa de faculdade, na grande maioria das vezes as pessoas não atingem os resultados esperados pela falta de conhecimento.
Dicas: não desenvolva um plano de longo prazo, tente criar um plano trimestral.
Uma atividade que o gestor deverá aplicar trimestralmente para cada profissional da sua equipe e também fazer uma avaliação macro sobre como andam os resultados do time como um todo, são as seguintes:
Esperamos que esse artigo possa ajudar você melhorar a sua gestão. Se você gostou desse conteúdo ou tem alguma informação complementar? Deixe o seu comentário.
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