Se você já assistiu o seriado The Good Wife, transmitido no Brasil pela tv a cabo, no Universal Channel, deve ter reparado no figurino (principalmente as mulheres, que não deixam as roupas dos personagens passarem despercebidas). Agora, dá para acreditar que um dos principais designers que vestem os personagens de Julianna Margulies e Christine Baranki na telinha seja de uma marca cuja equipe tem menos de 10 pessoas trabalhando? A grife Number 35 é essa pequena empresa que saiu do anonimato para colocar seus produtos em um dos seriados mais famosos, vestindo celebridades e aumentando os rendimentos ano após ano, provando que conseguir fazer tudo bem-feito e ter sucesso é possível, mesmo com uma equipe reduzida.
A CEO da marca, Andrea Cohen, deu uma entrevista ao site Enterpreuner.com contando um pouco sobre como obter grandes resultados com uma equipe pequena. Ela diz que equipes menores e focadas em um nicho específico têm habilidades maiores e são mais eficientes do que grupos muito grandes. “Eu acho que ter muita gente na equipe gera uma comunicação deficiente e ineficaz e, geralmente, reduz a produtividade”.
A executiva deu algumas dicas preciosas para que você faça mais e melhor com sua equipe:
- Faça sua equipe entender o negócio como um todo – o desempenho de cada um em suas funções melhora e eles assumem mais responsabilidades se conseguem compreender todas as facetas da empresa. Fazer isso com uma equipe enorme é difícil, mas em uma equipe pequena ajuda o pessoal a trabalhar em prol de um mesmo objetivo;
- Se você é o líder, delegue – Empresas em que o CEO tem que cuidar de todos os detalhes não crescem. Por experiência própria, ela diz que quem se liberta da mania de querer controlar tudo, não consegue focar em aumentar a cobertura da marca e buscar novas oportunidades. Quando ela passou a delegar, pôde se concentrar em oportunidades de crescimento;
- Dê mais trabalho às pessoas mais ocupadas – essa é uma lição importante de produtividade para pequenas empresas: quando se dá mais funções às pessoas mais ocupadas, você pode ter certeza e que o trabalho será feito.
- Construa alianças – A Number35 só passou a aparecer na série depois que a CEO da marca chegou ao figurinista do seriado, Daniel Lawson. Não deu certo na primeira tentativa, mas ela perseverou até conseguir uma oportunidade de encontra-lo pessoalmente. Ele começou a usar as roupas da grife no figurino e, depois dessa parceria informal, ambos perceberam que uma colaboração mais formal seria benéfica para os dois. Isso só foi possível porque houve uma comunicação clara e aberta de ambas as partes. Relacionamentos estratégicos podem abrir novas portas para as pequenas empresas
- Divida as metas em tarefas pequenas – pense em grandes resultados, mas execute uma etapa de cada vez. Foque em tarefas fáceis de concluir e sempre priorize o que for mais urgente e mais importante.
Gostou das dicas? Já aplica alguma delas em sua empresa? Conte nos comentários!