O atendimento ao cliente é uma parte importante de qualquer negócio, já que representa a relação que uma empresa tem com os seus consumidores. Pensando nisso, cada vez mais surgem tecnologias que visam fortalecer esses laços e garantir um contato mais rápido e eficiente com os seus clientes. Quer saber quais são essas grandes inovações?

Confira abaixo as novas tecnologias no atendimento ao cliente:

Ferramentas de CRM

A sigla CRM (Customer Relationship Management) significa Gestão de Relacionamento com o Cliente e é caracterizada por ferramentas que oferecem um painel geral dos seus atendimentos. Elas partem da premissa de foco no cliente, ou seja, os consumidores tornam-se o centro de seu negócio e os esforços para criar um bom relacionamento com eles devem ser redobrados.
Além de facilitar o atendimento, os softwares de CRM permitem também registrar informações sobre cada cliente. Assim, você tem em mãos um verdadeiro histórico de atendimento para dar continuidade à resolução dos problemas de um único usuário, tendo fácil acesso ao nome, e-mail, telefone para contato e outros dados relevantes do cliente.

Call tracking

Os sistemas de call tracking permitem rastrear a origem de cada cliente para entender melhor o seu público alvo. O sistema cria telefones diferentes para cada plataforma (exemplo: site, redes sociais, anúncios no Google, YouTube etc) e redirecionam as ligações para o seu número principal.
Após o atendimento, é possível identificar qual foi a fonte original desse usuário para que você possa criar novas estratégias de marketing digital para fortalecer a captação de leads nessas plataformas.
Além de rastrear a origem, também é possível gravar as ligações, salvar o número de contato do cliente e aproveitar outros benefícios específicos desse sistema.

Redes sociais

Plataformas como o Twitter, o Facebook e o Instagram também são poderosas ferramentas no atendimento ao cliente. Partindo do pressuposto de que cerca de 65% da população brasileira tem um perfil nessas redes, torna-se impossível ignorar o poder de meios digitais como as redes sociais.
Além de permitir a criação de conteúdo que incite o engajamento e crie o desejo de compra nos clientes, as redes sociais podem ser utilizadas para interagir com os usuários e tirar dúvidas de forma mais rápida. Afinal, as ferramentas de mensagem instantânea permitem respostas mais ágeis.

WhatsApp

O aplicativo também já se tornou uma das principais formas de contato no Brasil, por isso, se você quer melhorar as suas estratégias de atendimento ao cliente, é imprescindível investir em um número no WhatsApp.
Porém, é importante lembrar que quando as pessoas entram em contato por um aplicativo como este, elas esperam uma resposta rápida. Então além da criação de um número, é essencial que você reserve um de seus colaboradores (ou até mesmo uma equipe, dependendo da sua demanda) para monitorar constantemente as mensagens recebidas.

Chat online

Outra ferramenta que é cada vez mais presente na internet é o chat online, disponível na maioria dos sites de empresas de diferentes ramos. Assim que o usuário acessa um site, ele automaticamente recebe uma mensagem como “Oi, meu nome é Patrícia. Posso ajudá-lo?”.
Além de aumentar as chances de que esse usuário vire um consumidor final, você aumenta o sentimento de segurança, investe na decisão de compra e humaniza o atendimento em sua página, já que o cliente pode contar com um atendente disponível para tirar suas dúvidas a qualquer momento.
Essas são apenas algumas das inovações tecnológicas que aprimoram o mercado de atendimento ao cliente diariamente. O importante é sempre manter em mente que o seu negócio deve ser focado em seus consumidores finais, portanto o seu relacionamento com eles deve ser transparente e seguro.
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