De funcionário a empreendedor: como dar o primeiro passo? 2

Largar o seu emprego e se tornar dono do próprio negócio, esse é o sonho de cerca de 46% dos brasileiros que hoje trabalham ou como autônomos ou registrados, o Brasil já conta atualmente com mais de 52 milhões de empreendedores e a tendência é que esse número cresça cada vez mais. 

Com o mercado de empreendimentos cada vez mais em alta e aquecido, muitos têm migrado para tentar a sorte e tentar se consolidar sendo seu próprio chefe, mas é importante saber que essa é uma jornada que está longe de ser fácil. 

Largar o seu emprego e sair de funcionário para se tornar um empreendedor não é algo simples ou que acontece do dia para a noite, são tantos detalhes que é preciso entender, tantos fatores que são mudados, tantas coisas para aprender que acredite, não é nada simples de ser executado, é necessário ter conhecimentos administrativos em dia, saber lidar com a gestão financeira e até mesmo o manuseio de um datador inkjet. 

Então como dar os primeiros passos no empreendimento largando o seu emprego e se tornando dono do seu próprio negócio? Quais as ações que te auxiliam nesta jornada? No texto de hoje, nós iremos mostrar os primeiros passos de alguém que quer parar de ser funcionário e se tornar empreendedor, bora conferir? Então vamos lá!

Encontre sua verdadeira paixão e compreenda seu mercado

Para começar a sua jornada de empregado e empregador, o primeiro passo é compreender qual a sua verdadeira paixão e entender melhor sobre o funcionamento do seu mercado, aquilo que você gosta de fazer não está necessariamente conectado com a sua área de atuação atual, e nem sempre é preciso abrir uma empresa concorrente daquela que você está atuando atualmente. 

Veja uma área que realmente faça sentido para você, e não que seja algo obrigatório dentro do seu ponto de vista, estude e encontre essa sua paixão e tenha sempre mais de uma opção dentro do seu portfólio. Com isso definido, pule para a parte de compreensão mercadológica. 

Entenda qual mercado a sua paixão está inserida, se a sua ideia é ou não viável, se existe uma boa concorrência e uma boa demanda dentro dela, e se é possível ou não seguir adiante ou se tudo isso é loucura demais, é preciso ter um equilíbrio entre ambição e sonho, com realidade.

Se capacite e valide a sua ideia

O segundo passo para prosseguir seu sonho de empreendimento é começar a sua capacitação, como citamos no tópico anterior, você não vai necessariamente, executar a mesma função que está fazendo dentro da sua empresa, talvez nunca nem veja mais uma embaladora filme pvc e comece uma área totalmente diferente da sua. 

Também é preciso trabalhar a capacidade profissional de se tornar um empreendedor, além de conhecer melhor sua área de atuação na qual irá começar a sua empresa, é preciso entender como funciona o empreendedorismo e como se tornar um bom empreendedor, acredite, é muito diferente ser funcionário e patrão dentro de um negócio. 

É preciso se capacitar, estudar sobre o assunto, se inscrever em alguns cursos e utilizar o máximo de recursos possíveis, fique de olho no Sebrae e em outras plataformas de empreendedorismo, e aproveite as oportunidades para se capacitar tanto na área de atuação quanto como um bom gestor de um negócio. 

Elabore um plano de negócios e se atente a parte financeira

Com a ideia já fomentada e a sua capacitação, chegou o momento de começar a colocar a teoria de todo o seu plano de negócios, todo bom empreendimento necessita de um planejamento completo, conciso e que detalhe exatamente a execução que ocorrerá dentro da empresa. 

Aqui temos vários fatores que devem ser listados, como nome da empresa, função, área de atuação, objetivos, visão, valores, missão, marca, produtos e serviços comercializados, fornecedores, metas, e por aí vai.

Outra parte importante é a questão financeira, para abrir um negócio é preciso ter uma boa renda inicial, por tanto, procure guardar seu dinheiro do seu salário de forma mensal até conseguir uma quantia suficiente para começar seu próprio negócio, separe cerca de 5% ou 10% por mês dependendo da sua condição financeira, lembre-se que o planejamento deve ser executado com antecedência sempre visando o médio/longo prazo. 

Comece devagar e colete insights de suas experiências profissionais

Com um plano de negócios bem estruturado, você provavelmente já está pronto para começar a se aventurar como empreendedor, mas antes de mais nada é preciso começar devagar e coletar alguns insights provenientes de suas experiências anteriores. 

Procure ir sem pressa, não precisa realizar nenhum serviço de forma acelerada como uma empacotadora automática, basta ir na calma um passo de cada vez sem colocar a carroça na frente dos bois. 

Vá administrando e aperfeiçoando seu planejamento, colete ideias que viu em outras empresas, estude o mercado e seus concorrentes, abra a sua empresa aos poucos, sem afobação, tudo na calmaria e com uma boa gestão de tempo. 

Crie a sua equipe e monte um bom networking

Agora que já está começando devagar a se tornar um empreendedor e migrar de funcionário para patrão, nós recomendamos que comece a visualizar a sua equipe, afinal como um bom colaborador, você deve saber a importância de contar com um time bom ao lado da sua empresa. 

Ter funcionários capacitados e dispostos a vestir a camisa do seu negócio pode ser determinante para o seu sucesso, então escolha as pessoas certas para estarem ao seu lado, procure por colaboradores que já trabalham com você e queiram abraçar uma causa nova, ou estude bem como montar a sua equipe. 

No começo, o networking é fundamental tanto para contratação de colaboradores, quanto para fechar parcerias e até encontrar fornecedores, então analise, tenha calma, e monte a equipe certa para o seu negócio. 

Espere o momento certo para migrar de funcionário para empreendedor

Pronto, agora você já está pronto para sair de funcionário e se tornar um empreendedor, sendo assim, espere o momento certo para efetivar a transação e pedir as contas da sua empresa, passar tanto tempo vendo os mesmos envelopes personalizados pode ser difícil realizar essa mudança, por isso esteja convicto antes de tomar sua ação. 

Só depois de todo o planejamento você deve pedir as contas ou começar a estruturação da sua nova empresa, tenha certeza sobre a sua ideia e vá fundo sem medo, o sucesso te espera. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Redatores da TechnoEasy
A TechnoEasy está sempre em busca de parcerias para oferecer às pequenas empresas o melhor conteúdo de tecnologia, negócios, empreendedorismo e transformação digital. Por isso, muitos de nossos conteúdos são produzidos por empresas e profissionais convidados. Se você quer colaborar, saiba mais ao clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.