O que é preciso para ser um aluno nota dez em algumas das melhores universidades do mundo como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) ou a universidade de Harvard e ainda ter tempo para praticar esportes e estar envolvido com inúmeras atividades? E como é que as práticas desses jovens podem ser aplicadas para otimizar nossa produtividade empresarial, em nossa agenda de negócios?
O empresário, escritor e palestrante Kevin Kruse entrevistou 29 estudantes que só tiram “A” nas provas como uma forma de pesquisa para seu livro 15 Secrets Successful People Know About Time Management (Em tradução livre, 15 segredos de pessoas bem sucedidas para gerenciar melhor o tempo – ainda sem publicação em português) e conseguiu uma coleção de bons conselhos.
Ele escreveu um artigo para a Forbes falando sobre a experiência e destacando três deles que apareceram com frequência entre a elite acadêmica. Acompanhe e aplique:
Primeira dica de produtividade empresarial: Limite o uso das redes sociais
A atração e o poder das mídias sociais foram os temas mais frequentes. E nem vá dizer que apenas estudantes têm dificuldades para resistir a uma olhada no Instagram ou Facebook. Para fugir da tentação, a maioria dos alunos entrevistados mencionou que usam aplicativos e plug-ins que bloqueiam o acesso para evitar o acesso a sites que podem distraí-los – que tal aplicar isso na sua empresa ou mesmo no seu celular?
Segunda dica de produtividade empresarial: Use um calendário ou uma agenda
Planeje seu trabalho e depois trabalhe no seu plano. A dica dos estudantes foi deixar de lado a lista de tarefas – a famosa “to-do list” – e usar um calendário ou uma agenda. Aliás, quase todas as pessoas ultra-produtivas que ele entrevistou para o livro fazem isso. A ideia é que você não saiba apenas o que tem que fazer, mas tenha um tempo reservado para cada tarefa. Ter tempo suficiente para fazer algo é essencial para não se sobrecarregar. O aplicativo de calendário do celular é muito útil nesse ponto. Uma dica é tentar planejar no início da semana o que você vai fazer em cada dia – isso ajuda a aliviar o desespero de ver 10 tarefas que precisam ser feitas.
Terceira dica de produtividade empresarial: Tenha prioridades
Os alunos que se destacam têm plena consciência de quão limitado é o tempo que temos a cada dia e de que nem todas as tarefas têm a mesma importância. Investir mais tempo no que é mais importante e fazer o que tem que ser feito o quanto antes são ações cruciais para o sucesso acadêmico – e também é assim no ambiente empresarial. Lembre-se que diferentes tarefas têm pesos diferentes no seu desempenho profissional. Saiba o que é essencial e esteja pronto para focar nisso – e não procrastine!
Já conseguiu aplicar os conselhos dos estudantes no seu dia-a-dia? Conte nos comentários!