Com certeza, o questionamento de como crescer com LinkedIn já passou pela sua mente Essa rede social, além de popular entre os empreendedores, é uma ótima forma de afirmar a própria marca, aumentar a rede de networking e encontrar novos membros para o time.
Fora tudo isso, dependendo do seu ramo de atuação, é um canal para atingir o seu público e precisa estar incluso em suas estratégias.
Por isso, listamos algumas dicas para melhorar o perfil e obter mais visualizações e, consequentemente, oportunidades.
Boa leitura!
O que é o LinkedIn?
Antes de aprender a crescer com LinkedIn, é preciso entender melhor o que é essa plataforma. Na prática, nada mais é do que uma rede social, e com rede social queremos dizer exatamente o mesmo tipo de aplicativos com os quais estamos acostumados: Facebook, Twitter e Instagram.
A diferença é que o LinkedIn de forma geral é muito mais sério, focado em profissionais e empreendedores. A rede conta com todas as interações que já estamos acostumados: posts diários, compartilhamento de conteúdo, conexão com outras pessoas e chat.
A plataforma também permite um olhar muito mais abrangente a respeito dos inúmeros campos profissionais, a criação de novas relações entre indivíduos que atuam na mesma área e uma série de outras informações relevantes a respeito do mercado.
Para empresas B2B, que atendem outras empresas, a rede também pode significar uma maneira mais assertiva de encontrar leads qualificados.
Como funciona o LinkedIn?
Olhando de perto, a plataforma não é tão complexa como a maioria das pessoas pode pensar. Como falamos, ela é bem parecida com outras redes como o Facebook, principalmente.
É uma plataforma baseada em trabalhadores e empreendedores que buscam novas formas de negócio, e sendo assim, numa analogia com o Facebook, sugere conexões com base em seus interesses profissionais da mesma forma que as outras fazem com amizades.
Como crescer com LinkedIn de forma fácil?
Para empresas B2B, crescer no LinekedIn significa melhorar a presença da marca na plataforma, aumentar o número de conversões e de leads, consequentemente, através da plataforma.
Para isso, 5 passos são necessários:
- Configurar e otimizar o perfil;
- Fazer publicações regulares e constantes no feed (produzir conteúdo);
- Desenvolver a rede de contatos (networking);
- Nutrição do lead em potencial através da plataforma;
- Campanhas segmentadas e muito bem elaboradas.
Veja um pouco mais sobre cada um deles.
Configurar e otimizar o perfil
Parece fácil, principalmente para quem já é acostumado com as redes sociais e cria um desses a cada mês, mas com um olhar mais apurado conseguimos ver que no LinkedIn alguns detalhes não podem ser deixados de lado.
O perfil da sua marca precisa estar muito bem alinhado com a sua área de atividade, deve deixar claro os serviços prestados e todos os pontos fortes que a diferenciam dos concorrentes.
Produzir conteúdo
Assim como todas as outras redes sociais, o LinkedIn é movido por contéudo. Em suas estratégias de marketing é de suma importância que esse ingrediente esteja presente na receita e que essa plataforma esteja na lista das formas.
Produza artigos próprios e publique em seu perfil – podem ser importados do seu blog -, compartilhe notícias e dicas importantes sobre a sua área de atuação e que podem ser úteis para o seu público.
Outros formatos como vídeos e fotos também são bem vindos. Tudo isso vai gerar no seu perfil interação, participação e, posteriormente, conversão.
Networking e conexões
Para que a conversão aconteça, também é necessário desenvolver a sua rede de contatos na plataforma. A notoriedade virá através das suas conexões. Uma boa estratégia é alimentar além do perfil da empresa, o dos seus funcionários e também o seu próprio.
Essas podem ser ótimas iscas que vão pescar os potenciais clientes e levar para o perfil da marca.
Existe também uma ferramenta do próprio LinkedIn que atrelada ao conceito de comunicação personalizada pode servir como um imã para os seus serviços: os convites personalizados, que dão um toque pessoal à abordagem.
Não abuse dos templates ou das mensagens automáticas.
Nutrição de Leads
As redes sociais em geral, nas estratégias de inbound, são utilizadas no topo do funil e tem o papel de atrair clientes potenciais. Isso não é diferente para o LinkedIn, mas através dele também podemos fazer a nutrição dos leads.
Por ser uma rede de bastante contato, é possível investir na comunicação com o público de forma personalizada, atualizando-os de possíveis novidades no serviço ou oferecendo descontos da maneira que fazemos em estratégias de e-mail marketing e WhatsApp.
Campanhas Segmentadas
Por último, mas definitivamente não menos importante, temos as campanhas segmentadas que já utilizamos também nas outras redes sociais. Impulsionamento de posts, anúncios personalizados e todo o resto.
Da mesma forma que o Facebook, o LinkedIn tem ferramentas próprias para a criação de ações de publicidade. Além do feed, é possível atingir o público em diferentes páginas da plataforma e também no chat ou caixa de mensagens interna.
É preciso lembrar que o LinkedIn, assim como todas as outras plataformas, é um aliado nas suas estratégias e que deve ser sempre acompanhado de outros canais para levar o lead à conversão.
Para mais dicas, siga a nossa página nesta rede e em todas as outras.