Empreendedorismo: como crescer com LinkedIn 2

Com certeza, o questionamento de como crescer com LinkedIn já passou pela sua mente Essa rede social, além de popular entre os empreendedores, é uma ótima forma de afirmar a própria marca, aumentar a rede de networking e encontrar novos membros para o time. 

Fora tudo isso, dependendo do seu ramo de atuação, é um canal para atingir o seu público e precisa estar incluso em suas estratégias.

Por isso, listamos algumas dicas para melhorar o perfil e obter mais visualizações e, consequentemente, oportunidades. 

Boa leitura!

O que é o LinkedIn?

Antes de aprender a crescer com LinkedIn, é preciso entender melhor o que é essa plataforma. Na prática, nada mais é do que uma rede social, e com rede social queremos dizer exatamente o mesmo tipo de aplicativos com os quais estamos acostumados: Facebook, Twitter e Instagram.

A diferença é que o LinkedIn de forma geral é muito mais sério, focado em profissionais e empreendedores. A rede conta com todas as interações que já estamos acostumados: posts diários, compartilhamento de conteúdo, conexão com outras pessoas e chat.

A plataforma também permite um olhar muito mais abrangente a respeito dos inúmeros campos profissionais, a criação de novas relações entre indivíduos que atuam na mesma área e uma série de outras informações relevantes a respeito do mercado.

Para empresas B2B, que atendem outras empresas, a rede também pode significar uma maneira mais assertiva de encontrar leads qualificados.

Como funciona o LinkedIn?

Olhando de perto, a plataforma não é tão complexa como a maioria das pessoas pode pensar. Como falamos, ela é bem parecida com outras redes como o Facebook, principalmente.

É uma plataforma baseada em trabalhadores e empreendedores que buscam novas formas de negócio, e sendo assim, numa analogia com o Facebook, sugere conexões com base em seus interesses profissionais da mesma forma que as outras fazem com amizades.

Como crescer com LinkedIn de forma fácil?

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Para empresas B2B, crescer no LinekedIn significa melhorar a presença da marca na plataforma, aumentar o número de conversões e de leads, consequentemente, através da plataforma.

Para isso, 5 passos são necessários:

  • Configurar e otimizar o perfil;
  • Fazer publicações regulares e constantes no feed (produzir conteúdo);
  • Desenvolver a rede de contatos (networking);
  • Nutrição do lead em potencial através da plataforma;
  • Campanhas segmentadas e muito bem elaboradas.

Veja um pouco mais sobre cada um deles.

Configurar e otimizar o perfil

Parece fácil, principalmente para quem já é acostumado com as redes sociais e cria um desses a cada mês, mas com um olhar mais apurado conseguimos ver que no LinkedIn alguns detalhes não podem ser deixados de lado.

O perfil da sua marca precisa estar muito bem alinhado com a sua área de atividade, deve deixar claro os serviços prestados e todos os pontos fortes que a diferenciam dos concorrentes. 

Produzir conteúdo 

Assim como todas as outras redes sociais, o LinkedIn é movido por contéudo. Em suas estratégias de marketing é de suma importância que esse ingrediente esteja presente na receita e que essa plataforma esteja na lista das formas.

Produza artigos próprios e publique em seu perfil – podem ser importados do seu blog -, compartilhe notícias e dicas importantes sobre a sua área de atuação e que podem ser úteis para o seu público.

Outros formatos como vídeos e fotos também são bem vindos. Tudo isso vai gerar no seu perfil interação, participação e, posteriormente, conversão.

Networking e conexões

Para que a conversão aconteça, também é necessário desenvolver a sua rede de contatos na plataforma. A notoriedade virá através das suas conexões. Uma boa estratégia é alimentar além do perfil da empresa, o dos seus funcionários e também o seu próprio.

Essas podem ser ótimas iscas que vão pescar os potenciais clientes e levar para o perfil da marca. 

Existe também uma ferramenta do próprio LinkedIn que atrelada ao conceito de comunicação personalizada pode servir como um imã para os seus serviços: os convites personalizados, que dão um toque pessoal à abordagem.

Não abuse dos templates ou das mensagens automáticas.

Nutrição de Leads

As redes sociais em geral, nas estratégias de inbound, são utilizadas no topo do funil e tem o papel de atrair clientes potenciais. Isso não é diferente para o LinkedIn, mas através dele também podemos fazer a nutrição dos leads.

Por ser uma rede de bastante contato, é possível investir na comunicação com o público de forma personalizada, atualizando-os de possíveis novidades no serviço ou oferecendo descontos da maneira que fazemos em estratégias de e-mail marketing e WhatsApp

Campanhas Segmentadas

Por último, mas definitivamente não menos importante, temos as campanhas segmentadas que já utilizamos também nas outras redes sociais. Impulsionamento de posts, anúncios personalizados e todo o resto.

Da mesma forma que o Facebook, o LinkedIn tem ferramentas próprias para a criação de ações de publicidade. Além do feed, é possível atingir o público em diferentes páginas da plataforma e também no chat ou caixa de mensagens interna. 

É preciso lembrar que o LinkedIn, assim como todas as outras plataformas, é um aliado nas suas estratégias e que deve ser sempre acompanhado de outros canais para levar o lead à conversão.

Para mais dicas, siga a nossa página nesta rede e em todas as outras.

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