É de conhecimento geral que a pandemia do Corona vírus acelerou tendências que antes marchavam a passos lentos.  O e-commerce brasileiro, por exemplo, teve o seu maior salto em duas décadas. O comércio eletrônico cresceu 47% somente no primeiro semestre de 2020. 

Tudo isso aconteceu porque comércios do mundo inteiro precisaram se reinventar para conseguir continuar suas atividades, e as indústrias não fizeram diferente. Antes de tudo isso elas costumam atender apenas outras empresas, é o que chamamos de B2B. O B2C significa que o negócio em questão faz transações diretas com o cliente final.

Portanto, indústrias que antes atuavam em B2B se viram obrigadas a migrar para o comércio B2C, mas não integralmente. Como fizeram isso? Através do comércio eletrônico que, como dissemos no início, cresceu consideravelmente durante a quarentena. Ainda está confuso? Não tem problema, continua lendo o que a gente explica.

Por que isso é uma tendência? 

Esse crescimento das vendas pela internet está longe de ser passageiro. Isso já estava acontecendo e tudo o que a quarentena foi de acelerar essa transformação. O que estava em curso para acontecer simplesmente foi acelerado e muito facilmente se consolidou.

Agora resta às empresas B2B a missão de acompanhar o comportamento do consumidor e se adaptar. E isso já acontece, gigantes do mercado, como a Fini, já estão trabalhando no modelo de loja online para indústria, e atendem não só o varejo como também os consumidores finais.

Não vamos mentir, essa alternativa demanda um certo investimento sim, mas é o futuro que aponta para os múltiplos canais com soluções personalizadas para um público cada vez mais amplo. Além disso, esse investimento vai ser revertido em lucro e pagar a si mesmo antes que você perceba.

Vale a pena investir?

Desde a popularização do computador e da internet nós ouvimos que estes vieram para encurtar as distâncias. O fim das fronteiras, virtualmente falando, não só é uma possibilidade, já está acontecendo. Prova disso é a alta demanda de produtos vindos da China graças a marketplaces como o Aliexpress e e-commerces como a SHEIN.

Isso quer dizer que, se já conseguimos comprar objetos vindos do oriente, a distância entre indústrias e seu consumidor é praticamente nula. Segundo o site Meio & mensagem, num contexto em que o e-commerce fatura quase R$ 40 bilhões em um semestre, investir em lojas online para a indústria é o único caminho possível para um futuro próximo.

Confira as vantagens que uma loja online pode agregar ao seu empreendimento e depois falamos um pouco sobre cada um deles:

  • Ampliação dos canais de vendas;
  • Adequação ao marketing;
  • Independência.

Ampliação dos canais de venda

Quando se começa a trabalhar com o comércio eletrônico, você não só oferece um novo canal de vendas a quem já te acompanha, como também tem a oportunidade de ser conhecido por consumidores que de outro modo nunca saberiam da existência do seu negócio.

Pensa comigo, por que se limitar geograficamente quando existe a possibilidade de expandir o alcance do seu negócio para o âmbito nacional, ou quem sabe até internacional? Com um smartphone, tablet ou computador nas  mãos, nenhuma distância ou fronteira é desculpa para aquele consumidor que preza pelo melhor. 

Adequação ao marketing

A questão é simples: como você vai  captar novos clientes se a indústria não tem site? Ter um e-commerce não quer dizer que vai começar a vender rios de produto do dia para a noite. Você vai precisar fazer com que as pessoas saibam que a sua loja existe.

As ferramentas de busca são o primeiro passo que quase qualquer pessoa dá antes de fazer uma compra, certo? Você vai precisar que os consumidores te encontrem no Google. E vai conseguir isso se investir numa boa estratégia de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO. 

Independência

Aumento da clientela não é a única coisa que se ganha quando se decide começar investir numa loja online. Pelo menos não para indústrias. Com um e-commerce ativo e contato direto com o cliente final, a empresa não precisa mais ficar presa a contratos pouco vantajosos em busca de estabilidade. 

Apoiada num e-commerce de sucesso, a indústria tem mais autonomia e segurança para dar prioridades a acordos que realmente beneficiem seus interesses, sem precisar se sujeitar a negócios que não trazem benefícios.

Conseguiu entender a tendência e o porque vale sim a pena investir em se tornar B2C, pelo menos parcialmente? As compras online são uma realidade e não mais uma tendência. Para continuar existindo empreendimentos B2B precisam se adaptar a esse cenário. Não quer dizer, no entanto, que empresas que negociam com empresas vão deixar de existir.

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