Entenda o que é pipeline de vendas e como usar essa estratégia 2

O pipeline de vendas ajuda cada vez mais as empresas entenderem o comportamento dos seus consumidores. Assim conseguindo efetuar mais vendas para aumentar os seus lucros.

Bem conhecido como funis de venda, um pipeline é o modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato até o fechamento de uma venda.

Ele representa o caminho que o cliente faz até realizar uma compra, estratégia consiste em acompanhar o consumidor em todo o processo da jornada de compra.

O principal objetivo dele é fazer com que o cliente efetue uma compra com uma empresa, o que é extremamente importante saber qual é o comportamento de compra do consumidor.

Durante a jornada de compra, o cliente passa por diversos momentos que revelam com o próximo ele está de comprar os produtos.

Como o pipeline de vendas pode ajudar o seu negócio?

O pipeline de vendas consegue trazer vários benefícios para a organização, como:

  • Monitoramento;
  • Definição do momento de compra;
  • Entender quais ferramentas utilizar;
  • Tempo médio do ciclo e venda;
  • Maior índice de fidelização.

Acompanhar os clientes monitorando os seus pontos de contato com a empresa, é muito importante, além disso é preciso descobrir os reais motivos que levam os consumidores a optarem pela sua empresa.

Por meio do funil de vendas, é possível mensurar em qual momento o cliente está em sua jornada de compra, podendo definir metas ou marcas que mostram que o cliente está mais propenso a comprar.

É fundamental entender quais ferramentas utilizar para cada momento do funil de vendas, em que cada consumidor estiver.

Isso é um excelente momento para alinhar o time de vendas com o de marketing, é uma ferramenta que pode auxiliar muito, este é o CRM gratuito.

Ele funciona para ajudar no relacionamento com o cliente, fazendo com que a empresa consiga ter um contato direto com ele, entendendo as demandas e principais diferenciais exigidos.

Com isso, as chances de vendas irão aumentar significativamente e a produtividade também.

Além do mais, o marketing poderá fazer a utilização do CRM para divulgar o produto para o cliente de maneira personalizada, de acordo com o que ele está buscando.

As vendas da mesma forma, ressaltar que é fundamental saber em qual etapa o cliente se encontra para que ele possa ser tratado da maneira correta, de acordo com a sua etapa.

Por isso, ao fazer a utilização do CRM vendas juntamente do pipeline, irá disponibilizar quais são as intenções do cliente e o que ele deseja comprar, fazendo com que possa efetuar uma venda única.

Com essa ferramenta, terá informações importantes para entender o tempo médio do ciclo de venda do consumidor, otimizando o esforço de venda e gestão.

Mesmo com todas essas informações é muito importante saber usar a estratégia do pipeline e construí-la da forma correta.

Como fazer o pipeline de vendas?

A primeira etapa, é ter o contato para quem você vai vender, além de ter pessoas que ainda irão se tornar clientes, e são leads.

É importante ter uma qualificação do contato, como por exemplo o cliente frio e cliente quente. Importante fazer a utilização dessas nomenclaturas, o cliente frio é nomeado para aquele cliente que ainda não efetuou a compra e o quente, aquele que está prestes a fechar, também uma expressão para um consumidor já fidelizado.

É importante não esquecer da parte da negociação, se for necessário durante as propostas, será necessário uma negociação ou até mesmo um desconto.

Depois desses quatro itens, acontece o fechamento e pode ser positivo ou até mesmo negativo, é importante que a empresa esteja preparada para as duas questões.

Então, o pipeline irá ajudar a verdadeiramente acompanhar o cliente durante o seu trajeto de compra, ou até mesmo aqueles que ainda não se tornaram clientes.

Ele pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, sabendo utilizar as ferramentas corretas poderá até mesmo trazer uma proximidade entre o cliente e a empresa.

Manter um bom relacionamento com o cliente em empresa, poderá fazer com que a organização passe a disponibilizar ofertas personalizadas, de acordo com o que o cliente está realmente precisando.

Para fazer a utilização da estratégia é importante algumas etapas, como ter o contato de quem irá atender, além de utilizar nomenclaturas para identificar quais clientes são frios e os são quentes.

Questões poderá trazer muita lucratividade para empresa e fazer com que a sua produção seja muito mais eficiente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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