Se você pretende traçar um caminho de sucesso para a sua empresa no Marketing Digital, vai precisar conhecer e entender o que é gestão de tráfego. Caso você ainda não conheça o termo, trata-se do fluxo de visitantes que chegam nos canais digitais que você usa para divulgar a sua marca.

Uma estratégia de gestão de tráfego eficiente, é aquela que garante um fluxo constante de visitantes e resulta em um melhor posicionamento da sua marca, mais engajamento, maior geração de leads e obviamente, mais vendas e faturamento. O grande desafio, no entanto,  é escolher a melhor estratégia possível para garantir esse fluxo de visitas.

Você precisa aprender, e entender, o que é tráfego online, quais são os principais tipos existentes e quais são os melhores canais para converter visitantes em leads, leads em leads qualificados, leads qualificados em oportunidades e, finalmente, oportunidades em clientes.

Você pode imaginar que fazer gestão de tráfego é apenas gerenciar os visitantes que chegam aos seus canais digitais. Mas, pra falar a verdade,  é muito mais do que isso. Você deve gerar tráfego de diferentes fontes, segmentar os públicos para ter uma audiência realmente interessada e construir  relacionar com essas pessoas.

E para fazer tudo, vai ser essencial entender os diferentes tipos de tráfego que existem, suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Tipos de tráfego

Existem diferentes tipos de tráfego disponíveis para usar e  para garantir um fluxo saudável de acessos ao seu website, landing pages ou e-commerce. Para como, e quando usar cada uma delas, precisa entender o que são as chamadas fontes de tráfego, que representam os caminhos por onde os clientes chegam até a sua empresa na internet.

Todo esse conhecimento estratégico vai impactar nas decisões que você vai tomar relacionadas a quanto investir a favor do seu empreendimento. Como uma pequena empresa, e sem dinheiro para gastar a toa, é importante que você o tenha.

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico significa que as pessoas chegaram até a sua empresa sem que você precisasse investir em anúncios patrocinados como o  Google Ads. Acontece quando as pessoas te encontram “por acaso”, usando os  mecanismos de busca e palavras-chave, relacionadas  ao seu segmento ou ao problema que precisam resolver.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam e falam por aí, não é gratuito. É certo que não são utilizados anúncios, mas para produzir um conteúdo que atraia, conquiste e converta os seus visitantes em leads, vai ser preciso uma equipe de redatores, designers, especialistas em SEO e etc. E ninguém trabalha de graça, então pode sair mais barato, mas não é de graça.

Tráfego pago

Como o próprio nome já diz, esse é o tipo de tráfego que precisa de investimento para funcionar. Em alguns nichos será possível investir menos, em outros nichos, no entanto será necessário investir de forma um pouco agressiva. Se o orçamento não cooperar, existe ainda a possibilidade de  restringir o público segmentado.

Para compensar todo esse esforço, essa modalidade traz mais resultados e de uma forma mais rápida. Se souber como criar boas campanhas de tráfego no Google Ads, segmentando seu público-alvo como tem que ser, vai aumentar consideravelmente o seu fluxo de visitantes em pouco tempo.

Tráfego social 

São basicamente os leads advindos da suas redes sociais, Twitter, Instagram, Facebook e Linkedin, por exemplo. Essas plataformas são usadas diariamente por milhares de pessoas e você deve, de alguma forma, deixá-las de lado quando estiver traçando o seu plano de gerenciamento de tráfego.

Esse tipo de tráfego possui uma vantagem única, que é capacidade e probabilidade de viralização do conteúdo. Para alimentá-las você pode criar posts a partir dos artigos do seu blog, divulgar suas landing pages com iscas digitais como eBooks, infográficos e muitas outras coisas.

Tráfego de referência

Você entende o conceito de marketing boca a boca, certo? Quando um produto ou serviço é tão bom que as pessoas começam a compartilhar entre si e indicar para os entes mais queridos. O tráfego de referência segue a mesma linha, ele acontece quando um possível lead chega até você por meio de uma indicação do seu conteúdo.

Por isso é importante se preocupar em produzir um conteúdo relevante, atualizado e que faça de alguma forma na vida das pessoas. Você também já deve ter percebido que geralmente os artigos nos blogs possuem alguns links inseridos no conteúdo. Eles também servem como indicação e podem ser reconhecidos como tráfego de referência.

Tráfego de e-mail marketing

Dentro da gestão de tráfego, e do Inbound Marketing em geral, o e-mail é um dos mais importantes e necessários aliados. Pode ser usado como divulgação de um novo artigo no blog e como um canal de conteúdo. Todo mundo tem um e-mail, e todo mundo costuma atualizá-lo pelo menos uma vez ao dia.

Isso significa que você controla a comunicação e consegue se relacionar de forma mais pessoal com seu público, o que fortalece a conexão com a sua marca.

Como escolher o melhor canal de tráfego?

Não existe certo ou errado nesse caso, tudo vai depender da estratégia que você traçar. Quem vai dizer as melhores fontes de tráfego para o seu negócio são as métricas de performance, como o Google Analytics. Elas vão te ajudar a decidir e encontrar, com base em resultados e dados concretos, quais são os melhores caminhos para guiar o seu público até o seu negócio.

Cada fonte de tráfego possui suas vantagens e desvantagens e, provavelmente, você consegue mais resultados se combinar mais de um tipo na sua estratégia de gestão. Não é indicado apostar todas as suas fichas em uma única fonte, isso pode limitar e até atrapalhar o crescimento da sua marca.

O fato é que com uma boa gestão você pode potencializar a autoridade da sua marca, trazer maior retorno sobre o seu investimento, aumentar as suas vendas e criar uma audiência qualificada.

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