Hashtags para Instagram: aprenda a usar e aumente seu alcance 2

Successful young Caucasian businesswoman writing or drawing something on blank glass screen with tip marker

Desde a sua criação em 2010 o Instagram sofreu as mais diversas mudanças, afinal a plataforma foi de uma simples rede social para uma das maiores e mais lucrativas ferramentas do marketing digital. Mas apesar de todo esse crescimento, algumas coisas continuam as mesmas, e uma delas é a importância das hashtags.

Desde o início das redes sociais, lá pelo meio dos anos 2000, as hashtags tem um papel importante nas publicações, que é segmentar o público e separar as publicações em nichos. Elas são tão necessárias que seu uso nas fotos do feed e nos stories continua sendo uma das melhores maneiras de ser descoberto por novos públicos no Instagram.

Isso pode aumentar o seu engajamento, o seu alcance orgânico, os seus seguidores e consequentemente as vendas e o lucro da sua empresa. Por isso, neste post, você vai entender e aprender a usar as hashtags de modo a melhorar sua presença nas redes sociais, mais precisamente no Instagram, e aumentar o seu alcance. Continue lendo!

O que são as Hashtags?

O termo “hashtag” se trata de uma palavra em inglês formada por outras duas: hash e tag. Hash diz respeito ao formato e pode ser traduzida literalmente como jogo da velha, já a palavra Tag significa etiqueta e diz respeito ao funcionamento da ferramenta no Instagram, uma vez que é exatamente isso que ela faz.

As hashtags são responsáveis por organizar as publicações em nichos, como por exemplo: moda, comida, fotografia ou tecnologia. Quando usadas da maneira correta, elas levarão o post direto para tela de pessoas com aquele tipo de interesse, mas quando usada em excesso ou da forma errada, o efeito será o extremo oposto. 

Para te ajudar a usar a ferramenta ao seu favor e alcançar cada vez mais pessoas e solidificar a sua imagem ou a do seu negócio na internet, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a dar mais um passo em direção ao sucesso. Então, antes de traçar a sua estratégia, é melhor dar uma olhada nelas.

1-Use hashtags relevantes 

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que você deve usar hashtags que façam o seu público te encontrar e somente elas. Sair colocando todas as que estão disponíveis não vai te ajudar em nada, então esta é hora de entender o seu conteúdo, onde você precisa chegar e de que forma quer fazer isso.

De fato, usar hashtags de temas variados faria com que o seu post chegasse para os mais diversos públicos, mas o que deve ser levado em consideração é conseguir atingir o público certo, acertar o alvo ao invés de sair atirando para todos os lados. As pessoas que se relacionam com seu nicho é que vão se interessar pelo seu conteúdo.

2 –  Saiba variar as hashtags

Encontrar hashtags que deram certo com o seu conteúdo é muito importante, mas isso só significa que no próximo post você vai precisar procurar por outras. Pode até parecer confuso, mas usar as mesmas tags em todas as publicações não é algo visto com bons olhos pelo algoritmo do Instagram.

A plataforma identifica isso como ação robotizada, que é o extremo oposto da ideologia implantada pela rede. Tornar a sua página cada vez mais humana é o que vai conquistar seguidores e não o contrário. É bom variar o grupo de hashtags usadas sempre que possível, mas isso não significa que as outras nunca mais serão usadas.

Procure usar tags que combinem com o tema da foto, vídeo ou qualquer outra mídia que está sendo publicada. Isso já vai ser o suficiente para dar uma boa diversificada!

3 – Atenção ao nicho do seu negócio

Não é proibido usar tags genéricas às vezes, mas encher as publicações com elas não vai fazer bem nenhum para sua estratégia. Pode parecer que é ao contrário já que pela lógica se elas são populares e todo mundo usa, isso vai te dar mais visibilidade, mas esse pensamento está totalmente errado.

Quando as hashtags são muito usadas, isso só quer dizer que o seu conteúdo terá cada vez mais concorrentes, ou seja, menor vai ser a probabilidade de as pessoas te encontrarem. Por isso, aposte mais em tags do seu nicho, que tenham relação com a sua identidade ou identidade da sua empresa.

4 – Fique de olho na concorrência

Dar uma olhada de vez em quando nas hashtags usadas pelas marcas concorrentes pode resultar em muitas ideias e direções novas a serem seguidas. Não se trata de copiar o conteúdo, bem longe disso, trata-se direcionar a sua empresas para lugares em que as pessoas possam te conhecer e assim aumentar o alcance.

Uma alternativa muito interessante também é  pesquisar em grandes marcas do segmento, que podem não ser concorrentes diretos mas que trabalham com o mesmo nicho que você. Negócios como estes geralmente investem em pesquisas de mercado para conseguir direcionar os posts ao público correto, o  que significa mais insights para sua estratégia

5 –  Preste atenção ao resultados

Em contas comerciais é possível acompanhar as métricas da sua página sem precisar sair do aplicativo. Uma das informações que podem ser encontradas é de onde vem as pessoas que ainda não te seguem, mas que viram a sua publicação e isso pode te ajudar a direcionar os próximos post, saber o que deu certo ou não e usar a seu favor.

Isso te permite fazer testes para entender o seu público e ir de encontro a ele, sem precisar gastar dinheiro. Além disso, também te ajuda a investir no que deu certo e a abolir o que não funcionou tão bem assim. O segredo é não ter medo de errar, afinal é com eles que você vai conseguir aprender e crescer cada vez mais na plataforma.

Que tal conversar com um consultor e encontrar a melhor solução para o Marketing da sua empresa? Na TechnoEasy é possível! Agende já sua consultoria!

Redatores da TechnoEasy
Redatores da TechnoEasy
A TechnoEasy está sempre em busca de parcerias para oferecer às pequenas empresas o melhor conteúdo de tecnologia, negócios, empreendedorismo e transformação digital. Por isso, muitos de nossos conteúdos são produzidos por empresas e profissionais convidados. Se você quer colaborar, saiba mais ao clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.