Sabe quando você está caminhando pela rua, distraído e, de repente, ao olhar para o chão encontra um dinheiro perdido e se sente a pessoa mais feliz do mundo ao acreditar que estava no lugar certo, na hora certa?
De forma bem figurativa, é justamente essa a ideia do Moment Marketing, nosso assunto de hoje.
Outbound Marketing, Inbound Marketing, Content Marketing, muitos outros “Marketings” surgiram com o tempo e agora chegou a vez de você aprender sobre esse novo fenômeno do mundo digital, o Moment Marketing.
No universo digital, uma das formas de medir os resultados da empresa são as famosas métricas. Por meio delas é possível ter uma ideia da visibilidade, duração, quantidade de impactados e custo.
Traduzindo: as métricas vão te mostrar se o negócio é realmente interessante, relevante e, o mais importante, se é realmente desejado pelo público-alvo ou se você está perdendo seu tempo.
A grande diferença é que o Moment Marketing ainda acredita no offline e é capaz de integrá-lo ao online. Incrível, né? E nós não estamos falando necessariamente dos meios de comunicação como TV, jornal impresso e rádio, mas das coisas que acontecem no dia-a-dia, por exemplo, que nem sempre são mostradas nas telinhas.
Um gol espetacular, uma variação expressiva no mercado financeiro, as ações relevantes de uma pessoa “da vida real”, os tormentos no trânsito, tudo pode ser aproveitado pelo Moment Marketing.
Um bom exemplo de ação estratégica de Moment Marketing foi a da Oreo durante o Super Bowl em 2013.
Atente-se para estes dados da pesquisa TIC Domicílios, realizada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), e divulgados no jornal online G1 em 28/08/2019:
Onde a sua empresa está? Uma tendência como o Moment Marketing requer esforço, dedicação e, é claro, dinheiro. Porém, o importante é pensar a longo prazo e focar no resultado que apenas uma estratégia bem elaborada por profissionais da área é capaz de oferecer.
Para fazer o Moment Marketing funcionar, você precisa pensar em pessoas (segmentar suas ações por idade, gênero, localidade, etc), conhecer o seu público (quais são os gatilhos que despertam o interesse dele?) e saber o que dizer (a sua proposta faz sentido para o cliente?).
Quando você demonstra que está atento à sua persona ao responder um comentário em uma rede social, por exemplo, por mais simples que seja, isso gera empatia. Empatia gera impacto. Impacto gera sucesso. Sucesso gera resultado. O que o seu negócio está gerando?