fbpx

O que é um ERP?

by Redatores da Technoeasy

Para gerenciar o dia a dia da sua empresa, inclusive, de lojas virtuais, o software ERP é uma solução eficiente para negócios de todos os portes e dos mais variados segmentos de mercado. Mas afinal, o que o ERP faz, para que serve, como funciona e quais os benefícios de ser implantando em seu e-commerce?

software erp web

Para saber mais sobre o que é um ERP e demais informações relevantes sobre o assunto, neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

  • O que é um ERP?
  • Como funciona e para que serve;
  • Quais as vantagens da sua implantação;
  • Porque integrar o ERP a sua e-commerce.

O que é um ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, em português significa sistema de planejamento de recursos empresariais. O seu nome se dá ao fato de ser responsável por administrar os diversos setores de uma empresa, como o  programa para controle de estoque, vendas, pessoal, controle financeiro e outros.

Devido à grande variedade de funcionalidades que o software ERP pode ter, é considerada uma solução completa para quem busca um sistema de gestão empresarial que atenda as necessidades da rotina de um escritório com grande fluxo de informações.

E para dar conta do recado, ele informatiza os dados da empresa, conecta os setores e automatiza os procedimentos.

Como funciona e para que serve

O software ERP é bastante intuitivo, facilitando a execução das tarefas dos diversos funcionários de uma empresa que estejam associados às atividades administrativas. Entre elas, é possível citar a emissão de nota fiscal, emissão de boletos bancários, cadastro de clientes e produtos, fluxo de caixa, conciliação bancária, entre muitas outras funcionalidades.

E para que essas tarefas possam ser realizadas, os funcionários da empresa que implantam esse sistema devem acessar a sua plataforma e, por meio dela, fazer o seu trabalho. Para garantir a segurança das informações, cada funcionário deve ser autorizado a acessar o sistema, sendo que, de acordo com as suas funções, ele pode ter o seu acesso limitado.

Quais as vantagens da sua implantação

Já que todos os dados relativos à administração da empresa são salvos em bancos de dados, para que sejam posteriormente acessados quando necessário, as atividades de cada funcionário podem ser executadas com mais eficiência. Isso acontece porque menos informações devem ser digitadas, agilizando o processo.

Também se evita o retrabalho, que acontece quando um membro da equipe faz algo que já tinha sido realizado por outro. O software ERP simplesmente não deixa que isso aconteça, reduzindo o tempo gasto com atividades desnecessárias. Outra vantagem desse tipo de sistema de gestão empresarial é que todas as informações são registradas.

É o caso das movimentações do estoque, assim, é possível obter inventários atualizados e completos sempre que necessário. Para a tomada de decisões, para desenvolver estratégias de marketing e de vendas e para outros fins esses relatórios são de fundamental importância. Como consequência, é possível ter mais sucesso nas vendas e maior produtividade.

Saiba mais sobre todos os benefícios de um ERP online.

Porque integrar o ERP a sua e-commerce

O software ERP abraça grande parte das tarefas administrativas, tornando-se um grande aliado dos funcionários de diferentes setores, inclusive, do comércio virtual. Dessa forma, quem possui um e-commerce pode vender com mais eficiência ao contar com as suas funcionalidades.

Exemplos são tornar mais rápida a venda de produtos, uma vez que o ERP ajuda a empresa a tornar a tarefa mais dinâmica, ao buscar informações em bancos de dados, verificar estoque, cadastrar clientes e finalizar a compra, inclusive, emitindo nota fiscal eletrônica. Hoje em dia, todos esses aspectos possibilitam uma venda online mais prazerosa aos consumidores.

Isso quer dizer que o software ERP é uma ferramenta para garantir a fidelização de um maior número de clientes. Afinal, se a compra for realizada sem problemas, as chances do cliente voltar a adquirir produtos da mesma loja virtual são maiores. Além disso, o ERP emite boleto bancária, auxilia no controle financeiro e pode contar com canal exclusivo de comunicação.

O GestãoClick é um software ERP web que além de todas as funcionalidades já citadas é online, o que permite ainda o acesso remoto ao seu sistema. Isso quer dizer que independente do local onde você estiver pode acessar as informações do seu e-commerce. Basta usar um computador ou dispositivo com acesso à internet, como smartphones e outros aparelhos móveis.


Leia também:

Gerenciamento de TI e sua importância nas pequenas empresas

Compartilhe este conteúdo
  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    5
    Shares
  • 5
    Shares

Comments

  • Pingback:5 Ferramentas de Gestão Que Você Precisa Conhecer | TechnoEasy.Com.Br

Mostre que você está vivo: Comente!