O que é um mapa de empatia e como ele é usado? 2

O mapa da empatia é uma poderosa ferramenta para o universo dos negócios, pois auxilia na elaboração do estudo sobre os seus clientes. 

A criação do mapa de empatia surgiu como uma forma de incentivar as marcas a trabalharem com mais afinco para entender sobre o perfil de seus clientes e como elas podem trabalhar para obterem os resultados que desejam. 

Tendo isso como base, hoje você irá aprender a montar o mapa de empatia da sua marca através de 6 passos simples, além de entender como o resultado de toda essa pesquisa pode ser aplicado no dia a dia do seu negócio. 

Aprenda a como fazer um mapa da empatia em 6 passos

A primeira coisa que você precisa para montar o seu mapa da empatia é conhecer o perfil de persona que procura pelo piso de madeira preço m2 da sua marca. É a partir disso que você poderá dar sequências aos outros passos, que são: 

1 – Saiba o que vê 

O primeiro passo se baseia na ação de saber o que a sua persona vê, para isso, é recomendado que você responda às seguintes perguntas sobre a sua persona: Como é o mundo em que ela vive? Como são seus amigos? O que é mais comum no seu dia a dia?

2 – Saiba o que ouve 

Após isso, também é preciso que se preocupe em saber o que a sua persona ouve, o que também pode ser entendido através das respostas às perguntas: Quais pessoas e ideias influenciam? Quem são seus ídolos? Quais suas marcas favoritas?

3 – Saiba o que pensa e sente 

Além disso, saber o que a pessoa pensa e sente também é essencial para que você tenha uma ideia ainda maior sobre os valores e princípios de vida daquela pessoa e do que ela não abre mão. 

4 – Saiba o que faz 

Depois disso, é importante saber o que ela faz, não só quando busca pelo seu galpão lonado preço acessível, mas também o que faz quando precisa consumir qualquer coisa no mercado e quais são suas atitudes em determinadas situações. 

5 – Saiba quais são as dores 

Depois de tudo isso, é importante que você também conheça as dores dessa persona, que assim como qualquer outro ser humano, possui seus medos, seus traumas e receios que também deve ser do seu conhecimento para que possa ajudá-lo. 

6 – Saiba quais são as necessidades 

Por fim, mas longe de ser menos importante, conhecer as necessidades dessa persona é de suma importância, pois assim, você poderá entender do que essa pessoa precisa e como o seu produto ou serviço pode ajudar a saciar tal necessidade. 

Esses são os 6 passos que formam a construção de um mapa de empatia, que como bem vimos, está longe de ser um bicho de sete cabeças, mas algo que exige paciência e calma para ser feito com o máximo possível de cuidado. 

Exemplo de um mapa da empatia

Para que você entenda, na prática, o que é o mapa de empatia, vamos a um exemplo prático dele. Imagine que a persona de uma empresa que aluga caminhão de água potável, é uma empreendedora de aproximadamente 30 anos. 

Ela mora na capital de São Paulo e é dona de uma hamburgueria que funciona de terça a domingo e precisa do caminhão com água para preparar seus pratos e garantir a limpeza do ambiente. Seguindo os passos do mapa de empatia, ele ficará da seguinte forma: 

  • 1: Convive com amigos de classe média;
  • 2: Costuma ouvir músicas pop;
  • 3: Adora falar sobre política;
  • 4: Não suporta mentiras e enganos;
  • 5: Tem medo de se decepcionar;
  • 6: Seu maior sonho é viajar o mundo. 

Uma empresa que aluga o caminhão de água potável irá conhecer bem o perfil dessa potencial cliente e tudo o que ela tem para oferecer, permitindo que a sua divulgação seja ainda mais assertiva e chame a atenção dessa empreendedora. 

Saiba como aplicar o que é descoberto no mapa da empatia

Mesmo entendendo sobre o assunto, é normal que muitas pessoas se perguntem como o mapa da empatia pode ser aplicado dentro das empresas, e a resposta é que ele pode ser usado para qualquer tipo de ação. 

Isso porque, qualquer ação dentro de uma empresa gira em torno do cliente, seja a produção de uma campanha sobre afiação de facas ou a produção de um conteúdo com dicas de cuidado com a saúde. 

Quando você entende que conhecer bem o seu cliente jamais será algo ruim, entende que trabalhar com o mapa da empatia é algo que sempre irá te trazer bons resultados. 

Dessa forma, você poderá usar tal meio não só para gerar mais resultados, mas também para conhecer a fundo a história da pessoa que está por trás do consumo da sua marca. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Redatores da TechnoEasy
A TechnoEasy está sempre em busca de parcerias para oferecer às pequenas empresas o melhor conteúdo de tecnologia, negócios, empreendedorismo e transformação digital. Por isso, muitos de nossos conteúdos são produzidos por empresas e profissionais convidados. Se você quer colaborar, saiba mais ao clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.