Há algum tempo atrás, conseguir feedback de seus clientes não era lá uma tarefa muito fácil. Mas hoje em dia, com a tecnologia, o retorno de seu público está a um e-mail de distância – ou a um comentário nas redes sociais. É uma resposta ativa, que quase sempre vem acompanhada de sugestões e novas ideias.
As pessoas adoram compartilhar o que pensam com você porque entendem que quanto mais dão feedback, melhor o seu produto ou serviço se torna. No entanto, muitos gestores acabam nem vendo a maioria dos comentários e, se vê, não dá muita atenção. Isso é uma pena, considerando o bem que essas dicas poderiam fazer.
O Enterpreuner.com publicou uma lista sugestões bem bacanas do que fazer com esses retornos que o cliente nos dá. Nós separamos as principais logo abaixo. Dá uma olhada:
- Use o feedback como guia – Seus clientes são as pessoas que consomem seu produto, por isso não adianta ficar tentando só se colocar no lugar deles – é preciso ouvi-los. Os usuários têm as melhores ideias, simplesmente, porque são usuários, oras. Então que tal acompanhar o que eles dizem nos tickets de suporte, e-mails e redes sociais sobre você? Grave as ideias que ouve. Seus clientes gostam de empresas que se mostram disponíveis para ouvir e implementar as sugestões que eles dão. Você vai se diferenciar de seus concorrentes ao mostrar que realmente se preocupa.
- Crie uma “parede do amor” – saber que seus clientes te amam é diferente de ver isso. Que tal expor as coisas incríveis que eles dizem sobre você de forma visível? Pode ser numa parede física na empresa mesmo, pode ser colocando esses comentários online em uma seção do seu site, como os depoimentos, por exemplo. Isso ajuda a mostrar para seus funcionários que o trabalho que eles desempenham realmente importa e faz diferença na vida das pessoas (uma ótima ferramenta de motivação). Esse apanhado de declarações positivas também é ótimo para mostrar aos potenciais clientes que sua empresa é confiável e que se preocupa com a opinião do público (consequentemente, ajuda a aumentar suas vendas).
- Recompense seus clientes – Agradeça, mande um e-mail carinhoso, responda ao comentário da rede social, premie o autor da ideia brilhante que foi implantada e deu resultado. E acima de tudo, mostre que você leva o feedback deles a sério. Dessa forma, da próxima vez que eles tiverem uma sugestão não hesitarão em te procurar.
E você, como lida com os feedbacks que recebe? Consegue implantá-los? Responde aos autores? Conte nos comentários!