O que inclui um plano de marketing 360? 2

O marketing 360 é uma estratégia que ajuda a gerar maior impacto entre os clientes, mobilizando todos os meios e canais digitais de comunicação para captar a atenção do seu público.

Hoje em dia, o marketing digital tornou-se uma ferramenta indispensável nas empresas, de forma que quase ninguém questiona sobre investir em uma boa estratégia capaz de atingir os objetivos traçados.

Isso pode ser ainda melhor quando sua estratégia consegue atingir públicos variados, em diversos canais existentes.

Com isso, é possível potencializar os resultados e ter mais assertividade nas campanhas de sua empresa de máquina de fabricar velas de parafina, por exemplo. 

Entenda o que é marketing 360°

Suponha que você tinha 15 minutos livre e resolveu dar uma olhada nas promoções de um site de calçados. Então, clica em um tênis que gostou, mas como não pretendia comprar nada, fechou a página e voltou para seu trabalho.

De noite, enquanto lê uma matéria em seu blog favorito, lá está o anúncio do tênis. Depois abre o Facebook e vê um anúncio patrocinado com mais 3 tênis tão lindos quanto aquele.

No dia seguinte, ao abrir seu e-mail, viu uma oferta exclusiva com 15% de desconto para comprar o tênis que gostou.

Certamente já viveu isso alguma vez. Essa abordagem que envia uma mensagem consistente em todos os possíveis pontos de contato com o cliente é chamada de campanha 360 graus, ou estratégia de marketing 360 graus.

Sua empresa de pintura ktl deve saber que o marketing 360 graus pode envolver diversos canais, como:

  • Televisão;
  • Impressos;
  • Ações no ponto de venda;
  • Campanhas digitais;
  • E mídias sociais.

Desse modo, perceba como são amplas as possibilidades de contato com o cliente ao longo de sua rotina diária.

Por onde começar com o marketing 360°?

Para começar, é preciso saber que essa estratégia começa bem antes da compra e continua depois que ela foi realizada, de forma que sua marca deve acompanhar o cliente em toda a jornada de compra.

É essencial entender quem é seu cliente, quais são suas dúvidas, como pode ajudá-lo a fazer suas escolhas e quais os canais de comunicação que ele mais usa. Trabalhe com o conceito de persona, um personagem semi fictício que representa um cliente ideal.

A persona é criada a partir da análise do perfil de alguns clientes que você já atende e os que gostaria de atender.

Esse conceito difere do público-alvo, uma vez que vai além dos dados demográficos, como sexo, idade, estado civil e local onde mora. No caso, o conceito abrange também sonhos, metas profissionais, desafios e hobbies.

Depois de ter essa visão clara, torna-se mais fácil saber como abordar o público e quais os melhores canais para acompanhá-lo ao longo da jornada de compra.

Isso inclui SEO, anúncios patrocinados no Google, website, desenvolvimento de conteúdo para seu blog de bomba de incêndio preço e e-book, mídias sociais, automação de e-mail marketing, anúncios pagos por clique e chats online para atendimento ao cliente.

Quais os benefícios dessa abordagem?

Ao usar diferentes canais de comunicação, podemos identificar as necessidades do público, sabendo suas dúvidas e comentários. Isso permite um relacionamento mais próximo, de forma que sua empresa possa antecipar o que o cliente precisa. 

Ouvi-los permite que saiba quais ações tomar no futuro, de forma que todos os processos, atividades, funções e comunicações são orientadas para um mesmo objetivo.

Outro benefício é que o marketing 360º ajuda na criação de valor, a ter uma identidade projetada juntos dos clientes e colaboradores da empresa.

Assim, é possível criar ou melhorar o posicionamento em relação ao grupo de interesse da sua empresa de cabo singelo, por exemplo, tendo em mente que tudo que comunicamos deve ter um valor agregado.

Considerações finais

Você pode estar falando que adoraria aparecer no intervalo da novela das oito, ter muitos outdoors em avenidas movimentadas, investir em anúncios em todas as mídias sociais e ter sempre anúncios patrocinados para aparecer nos primeiros resultados do Google.

Porém, e quando a empresa é pequena e o orçamento para o marketing é limitado? Mesmo com o orçamento apertado, é possível se comunicar de forma consistente com seu cliente em todos os pontos de contato.

Para isso, é importante uma boa análise do que priorizar com base no comportamento de seu público.

Caso seja um serviço complexo e a compra exija bastante informação, prioriza conteúdos informativos para blogs, e-mails, chats online e um site que apresente tudo de forma clara e simples.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Redatores da TechnoEasy
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