O que torna uma jornada de compra bem-sucedida? 2

É importante que se entenda a jornada de compra ou o funil de vendas como também é conhecida, seja para o sucesso nas suas estratégias de inbound marketing ou para o aumento das suas vendas ou do crescimento da sua empresa no mercado.

Muitas vezes as empresas subestimam o conceito da jornada de compra, com isso acabam não trabalhando de forma correta aos estágios que são importantes para com que os clientes em potencial passem.

Isso acaba sendo desafiador, seja para uma empresa de tubos e conexões galvanizadas ou uma loja de discos, afinal existem muitas jornadas de compra e muitos clientes, porém se essa jornada é bem desenhada ela se torna uma arma para gerar mais vendas.

Para que você entenda melhor esse conceito, separamos tudo que você precisa sobre o assunto neste artigo, continue lendo para saber mais.

O que é jornada de compra?

Antes de tudo é importante que você entenda o que é jornada de compra, só para você compreender melhor o conceito, vamos ao seguinte exemplo:

Uma empresa de geradores automáticos, procura entender o caminho que cada um dos seus potenciais clientes percorrem até atingir o alvo final, que tende a ser a compra efetiva dos seus produtos, isso é a jornada de compra desses clientes.

Essa definição é a estrada que define as etapas que cada lead ou seja o possível comprador irá passar antes de tomar a decisão de concluir a compra.

A definição de cada etapa é baseada na maneira que a pessoa faz as buscas na internet, sendo assim, quais palavras-chave ela busca para solucionar seus problemas, é a partir dessas informações que a equipe de marketing e vendas irá preparar suas estratégias. 

Saiba que a jornada de compra possui 4 estágios que são eles:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão.

Sendo assim, na primeira fase o consumidor não sabe muito bem qual o seu problema ou necessidade, já na segunda etapa o cliente se aprofundou um pouco mais e percebeu que realmente tem um problema.

Já na terceira fase o consumidor já pesquisou algumas soluções e começou avaliar algumas possibilidades para a resolução do seu problema por último mas não menos importante o cliente analisou as opções e tomou sua decisão.

Por que é importante entender a jornada de compra?

É importante entender que a jornada de compra não é algo linear, afinal os clientes não passam pela mesma etapa de compra, por exemplo, quando alguém busca por galpão lonado preço, ele já sabe do que quer.

Ainda mais no mundo atual onde a jornada de compra é bem mais autodirigida e multidimensional, isso ocorre porque o lead gasta muito tempo circulando em diferentes estágios dentro da jornada de compra.

Devido a toda a quantidade e a qualidade das informações que estão disponíveis nos canais digitais, os leads costumam controlar sua própria jornada de compra, com isso os vendedores têm cada vez menos acesso às oportunidades para interagir com eles.

Mas saiba que existe uma forma de reverter isso, fornecendo conteúdo informativo de qualidade para esses potenciais clientes, dessa forma eles irão compreender seu problema e será mais fácil essa abordagem.

Como produzir conteúdo para cada etapa da jornada?

Bom, agora que você já conhece as etapas é importante saber quais conteúdos são necessários para cada etapa.

Primeiro é importante que você busque conhecer as dores da persona, sendo assim, descubra quais são os desejos e as dúvidas mais comuns desse usuário, com isso você consegue investir nesses aspectos.

Conhecer a sua persona é fundamental para conhecer a alma do seu negócio e conseguir o engajamento que tanto precisa. 

Após esse conhecimento é importante que você crie conteúdos originais e de qualidade, só com isso você irá conseguir atrair sua persona de fato, afinal ela está procurando algo e só você pode oferecer, portanto, aproveite a oportunidade.

Para que tudo isso funcione é importante que você mantenha a periodicidade das publicações, lembre-se que a constância é crucial no âmbito digital, sendo assim faça com que sua audiência saiba sobre o que a sua marca produz.

Seja você uma empresa de bombona 20 litros ou uma loja de roupas, você precisa entender o que o seu cliente espera e com isso criar conteúdos que atendam a sua necessidade, só dessa forma será possível melhorar a sua jornada de compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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