Qual a relação entre o relatório de marketing e o pós-vendas? 2

O bom desempenho de um negócio é algo que pode ser medido de diversas maneiras, o que inclui seu número de vendas, a quantidade de clientes alcançados, além de muitos outros índices, que é devidamente registrado em um relatório de marketing da empresa.

Essa é uma das principais funções desse tipo de documento, que pode auxiliar uma companhia a tomar melhores decisões em seu futuro, seja para expandir os bons resultados já alcançados ou para remediar qualquer tipo de problema que se apresente.

Relação que faz desse tipo de relatório algo importante de ser estudado e construído pelos mais diferentes setores de uma empresa, da área de vendas ao marketing e ao atendimento, pois mesmo em suas diferenças existe um objetivo comum a ser alcançado.

No caso acima, tratando-se do sucesso a ser obtido por tal negócio, seja uma empresa de serviço de organização de arquivos com foco no ramo industrial, ou então um pequeno restaurante de bairro em fase de expansão, prestes a se mudar para outras regiões.

E para se alcançar esse ponto de destaque no mercado é importante estar a par de todas as ferramentas e estratégias que podem ser relevantes para a conquista de uma melhor posição no meio comercial, o inclui o papel do marketing e da área de pós-venda.

A importância do marketing

O marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias desenvolvidas para garantir com que uma empresa obtenha um melhor desempenho no mercado, levando em conta o setor que se encontra, as expectativas do seu público, além de outros itens.

Tamanho o valor disso é possível encontrar uma variedade de modelos de marketing, como o digital, voltado ao campo da internet, o verde, que lida com a causa ambiental, além de muitas outras possibilidades que podem ser benéficas para a gestão de um negócio.

Mas se existe algo em comum entre as estratégias de marketing que podem ser adotadas é a forma em que os seus resultados podem ser quantificados, contando para isso com um relatório de marketing, documento que pode identificar índices como:

  • Número de vendas;
  • Tráfego nas redes sociais;
  • Alcance de público;
  • Retorno de investimento.

Tudo o que pode ser administrado por meio de aplicativos desenvolvidos justamente para se obter esse controle sobre tudo o que pode ser valor para uma empresa, tal como um software de gestão de ativos, por exemplo.

Contudo, pode existir o erro de achar que a função do marketing é somente voltada a finalização de uma venda, existindo etapas que superam isso, sendo essa a função do que é chamado de pós-venda.

Como funciona o pós-venda?

O pós-venda é a etapa que sucede a finalização de uma compra, sendo o momento no qual as empresas devem manter contato com seus clientes, garantindo que eles estejam satisfeitos com essa aquisição, trabalhando com a criação de laços a longo prazo.

Isso facilita com que um escritório de assessoria contábil, contratado para organizar as contas de uma empresa, não só continue a ser contactado diante do trabalho positivo feito, como seja possível também ser recomendado a outros clientes.

Tudo isso através do trabalho a ser realizado pelo pós-venda, que deve observar os dados trazidos pelas equipes de vendas e marketing para estabelecer a melhor relação possível com sua audiência até ali conquistada.

A questão é que para que o pós-venda possa fazer um trabalho de melhor qualidade, ele precisa também coletar dados importantes sobre a satisfação ou não do seu público abordado, tratando-se de informações que possam ser úteis para a criação de um relatório.

Cenário que acaba sendo responsável pela conexão entre o desenvolvimento de um bom relatório de marketing e um serviço de pós-venda de qualidade oferecido por uma empresa.

Como essa relação pode beneficiar um negócio?

Ao garantir um bom desenvolvimento tanto de um relatório de marketing como dos serviços de pós-venda fornecidos por uma companhia, tendo a preocupação de manter contato com seus cliente por muito tempo, alguns benefícios podem ser obtidos, como:

  • Comunicação mais clara;
  • Melhor medição de resultados;
  • Oportunidades de vendas;
  • Tomada de decisões otimizadas.

Vantagens essas que acabam se tornando sinônimo de uma empresa bem administrada, que com o auxílio de um serviço de controladoria empresarial pode ter um melhor controle sobre os seus negócios a curto ou ao longo prazo.

Sendo importante então estar atento à relação a ser mantida por esses dois aspectos em como eles podem ser relevantes para a gestão e sucesso de uma companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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