Qual é o principal objetivo do benchmarking? 2

Saiba que o benchmarking é o caminho para otimizar os processos do seu negócio com base nas melhores práticas do mercado.

É um processo que consiste na análise comparativa de concorrentes em busca de estratégias bem-sucedidas que podem ser replicadas em sua organização.

Observando organizações líderes em seu mercado e seus competidores mais fortes, você consegue absorver um aprendizado valioso e cortar caminho no crescimento de seu negócio.

O que é benchmarking?

Trata-se de uma estratégia que visa otimizar o desempenho de uma empresa de máquina de corte a laser mdf e demais segmentos a partir da análise de melhores práticas no mercado em que ela está inserida.

Com essa finalidade, a companhia pode se comparar aos concorrentes e outras empresas de destaque, usando esses cases e suas táticas como referência na gestão.

De forma básica, o benchmarking consiste em olhar para a concorrência e entender o que essas organizações estão fazendo para obter sucesso. Então você pode replicar as estratégias que também fazem sentido para o seu negócio.

É o mesmo princípio que ter alguém bem-sucedido como uma referência para tomar decisões sobre carreira.

O empreendedor deve selecionar empresas com características semelhantes que alcançaram seus objetivos e procurar aprender com a trajetória delas.

Para um processo eficiente, é necessário que o gestor identifique quais estratégias dos concorrentes realmente se encaixam na realidade do seu negócio para adaptar essas práticas para o contexto de sua empresa de microesfera de vidro.

Como funciona o benchmarking?

O benchmarking é uma análise que parte da realidade de empresas que são referência em seu segmento para definir estratégias para melhorar o desempenho do seu negócio.

As informações coletadas e os resultados do processo devem ser organizados em um documento, chamado relatório de benchmarking. Para chegar nesse ponto é preciso usar uma metodologia que pode envolver diversos modelos, como:

  • Pesquisas de mercado;
  • Pesquisas de campo;
  • Análise de estudos;
  • Participações em eventos;
  • Mentorias.

Existem diversas formas de fazer benchmarking, variando conforme os objetivos da análise em questão.

O fundamental é que todo o processo seja conduzido com base em dados concretos e com uma visão clara das diferenças entre seu negócio de calço calibrado e as empresas usadas para comparação.

Qual é o objetivo do benchmarking?

O objetivo principal do benchmarking é melhorar o desempenho de uma tarefa, processo, estratégia ou qualquer outra atividade dentro da empresa, tendo como base as práticas que deram certo para os concorrentes.

No entanto, esse processo também se desdobra em outras metas, como mapear as principais tendências de seu segmento, entender as ameaças e oportunidades do seu setor, como ocorre em uma análise SWOT.

É necessário estudar cases de sucesso de empresas do mesmo segmento que o seu, conhecer melhor os processos e as métricas de sua empresa, engajar os colaboradores com os objetivos do negócio.

Conhecer melhor o mercado e o posicionamento de cada concorrente, promover o aprendizado de gestão e planejamento com base na trajetória de outras empresas e tomar decisões sobre investimentos futuros, partindo da realidade dos concorrentes e do mercado como um todo.

Quais são os pilares do benchmarking?

Os pilares do benchmarking ajudam sua empresa a focar nos pontos certos na hora de analisar as estratégias e resultados dos seus concorrentes. Esses pilares são:

  • Diagnóstico;
  • Pesquisa;
  • Análise;
  • Interpretação;
  • Otimização.

Perceba a importância da estratégia de benchmarking para sua empresa de ultraformer 3 e seu crescimento.

Os principais tipos de benchmarking utilizados hoje são o competitivo, performático, interno, cooperativo e genérico, cada um serve para uma métrica diferente.

Erros que precisam ser evitados no benchmarking

Se a estratégia não funcionou, é preciso estar atento às causas do insucesso. Na hora de fazer seu benchmarking, fique atento aos erros.

Tome cuidado para não escolher uma empresa que está muito distante da realidade do seu negócio, fique longe de qualquer tipo de espionagem industrial, sem desrespeitar o sigilo e a confidencialidade de documentos de outras empresas.

Evite ter um escopo muito abrangente, pois é necessário focar nos processos com maior impacto na performance. Evite a centralização de tarefas nas mãos de uma única pessoa, envolvendo diversos colaboradores no processo.

Por fim, não trate o benchmarking como mais um relatório estratégico que corre o risco de ser engavetado.

Conclusão

Após ter entendido o que é benchmarking, você já tem conhecimento suficiente para fazer uma análise da concorrência de seu negócio.

Para isso você vai precisar de habilidades gerenciais para reconhecer os pontos que precisam ser melhorados na sua organização, além de ter visão de mercado para selecionar concorrentes com as práticas mais úteis para a sua gestão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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