Remarketing x retargeting: conheça as duas estratégias

Remarketing x retargeting: conheça as duas estratégias 2

O remarketing e o retargeting são conceitos que fazem parte da rotina de quem trabalha com o universo do marketing digital e se tornou essencial para que empreendedores e profissionais da área pudessem obter melhores resultados.

Com o surgimento do marketing digital e de conceitos como o do remarketing e retargeting, ficou não só mais fácil, como também mais natural convencer uma pessoa da decisão de compra e reforçar o seu produto ou serviço para ela, sem que se sinta desconfortável.

Mesmo se tratando de conceitos que possam ser parecidos no nome e até mesmo na ação, trata-se de estratégias completamente diferentes, mas cada uma possui o seu valor, e hoje iremos conhecer a fundo cada uma delas.

Entenda o que é remarketing

Em primeiro lugar, vamos conhecer o conceito de remarketing, que se trata de uma ação que reforça o que a marca tem para oferecer diretamente a um potencial ou antigo cliente, seja de uma empresa de montagem de painel elétrico ou de uma marca de roupas.

Pense em um cliente que sempre foi fiel a uma marca, mas com o passar do tempo, acabou parando de consumir dela por alguma razão. Pois bem, o remarketing surge como o meio de atração desse cliente que já conhece bem a marca e o que ela oferece.

Em suma, trata-se de uma ideia que se baseia na captação não só de novos clientes, mas principalmente na atração daqueles que já foram clientes da marca um dia e que não consomem mais dela por alguma razão.

Entenda o que é retargeting

Já o retargeting se trata de uma estratégia que pode até parecer com o remarketing, mas possui um objetivo e uma aplicação bem diferente, pois o seu foco está na atração de novos clones a partir de anúncios e campanhas no universo digital.

Por exemplo, um potencial cliente de uma empresa que oferece inspeções nr13 pode se deparar com o mesmo anúncio sobre o serviço, diversas vezes e em diferentes redes sociais, isso é um exemplo de como funciona o retargeting.

Com isso, podemos ver que seu objetivo e forma de aplicação é bem diferente da estratégia anterior, mas também possui o seu grande potencial quando o assunto é atrair novos clientes para uma marca.

Vantagens de ambas as estratégias

Agora que você já conhece um pouco mais sobre ambos os conceitos, chegou o momento de entender como eles podem ajudar o seu negócio. Sendo assim, confira abaixo algumas das vantagens de apostar no remarketing:

  • Engajamento de clientes;
  • Percepção da marca;
  • Mais conversão.

Já quando se decide apostar no retargeting, as vantagens também não ficam para trás, pois são diversas as que podem fazer uma diferença significativa em seus resultados e na imagem da sua marca. Confira abaixo algumas delas:

  • Mais vendas;
  • Redução do CAC;
  • Melhor branding.

Essas são vantagens que estão à disposição de qualquer negócio que aposte em algum desses conceitos, seja uma empresa de conexões galvanizadas ou até mesmo uma clínica de estética, afinal de contas, toda empresa deseja bons resultados, não é mesmo?

Melhores práticas de remarketing e retargeting

Partindo para a ação, ambos os conceitos são lindos na teoria, mas precisam ser colocados em prática, e seja qual for o conceito que você escolher trabalhar, é preciso ter muito cuidado, dedicação e paciência para lidar com eles. Confira abaixo as melhores práticas:

  • E-mail marketing;
  • Promoções;
  • Ofertas;
  • Cupons de desconto;
  • Brindes;
  • Contato direto.

Essas são as melhores práticas de remarketing e retargeting, mas é claro que você pode e deve pesquisar mais a fundo para conhecer outras práticas que melhor atendem suas necessidades e desejos.

Saiba como unir as duas estratégias

Para finalizar este conteúdo, não poderíamos deixar de mencionar como ambas as estratégias, em conjunto, podem ser trabalhadas de forma intencional, a fim de te ajudar a ter resultados cada vez maiores e melhores.

Seja uma fábrica de transformador ou até mesmo uma marca de beleza, o primeiro passo para trabalhar com ambas é o planejamento, importante para qualquer estratégia do mercado, mas essencial quando se decide trabalhar com duas ao mesmo tempo.

Além disso, também temos a segmentação, que precisa ser ainda mais definida para que você saiba exatamente qual perfil de cliente deseja obter em cada estratégia e como fazer isso com cada um dos conceitos.

Por fim, a qualidade acima de tudo é o que fará não só as suas estratégias se destacarem, mas como toda a sua marca, afinal de contas, tudo o que possui muita qualidade, chama a atenção das pessoas.

Considerações finais

Dessa forma, você conseguirá trabalhar com cada estratégia separadamente, mas também com ambas em paralelo, entendendo suas diferenças, mas também como ambas podem se ajudar para gerar ainda mais resultados em seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Redatores da TechnoEasy
A TechnoEasy está sempre em busca de parcerias para oferecer às pequenas empresas o melhor conteúdo de tecnologia, negócios, empreendedorismo e transformação digital. Por isso, muitos de nossos conteúdos são produzidos por empresas e profissionais convidados. Se você quer colaborar, saiba mais ao clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.