Encontrar e reter talentos são batalhas constantes para as pequenas empresas. Mesmo que você seja líder de mercado atrair e manter o pessoal que você precisa em sua equipe não é fácil. Segundo o editor do site SmallBusiness.co.uk, se você quer ter uma equipe completa, precisa ser um empregador completo: aquele que oferece uma cultura interessante, que oferece oportunidades de aprendizagem e crescimento, que usa tecnologia de ponta e que tem um ambiente em que a opinião de todos é igualmente valorizada.
ret
O mercado atual tem uma competição feroz por talentos. Se a sua empresa não oferece esses requisitos, vai perder fortes candidatos para a concorrência. E se os funcionários que ficarem  estiverem infelizes, não serão tão produtivos quanto poderiam ser.
Fazer mais com menos é um desafio em todo o mundo e um componente-chave para solucionar a questão é tornar os funcionários mais engajados. Uma equipe que se envolve de verdade melhora sua capacidade ao mesmo tempo em que torna a experiência do colaborador mais gratificante. Isso vale para empresas de todos os setores, já que as organizações podem até ser diferentes, mas as questões pessoais são muito semelhantes.
Ferramentas de retenção
A falta de qualificação é um problema sério. Falta gente preparada para muitas funções.  Por isso muitas empresas têm investido em programas de capacitação internos.
A principal motivação que um funcionário encontra para participar desses programas são as oportunidades de carreira que a empresa oferece. Todo mundo quer evoluir e as empresas precisam estar receptivas a essa ideia e apresentar planos de carreira claros. Quanto mais fácil visualizar e compreender o percurso de crescimento que o colaborador pode ter, mais atraído ele se sente a se juntar ao seu negócio ou a permanecer nele, fazendo o seu melhor.
Algumas ferramentas que você pode usar para isso são as avaliações periódicas de desempenho e feedback. A possibilidade de custear cursos de capacitação e a flexibilidade de horários são outros atrativos para reter talentos. Criar estágios e interligar áreas para que o funcionário possa migrar de uma área para outra, dentro da própria empresa, também é algo interessante.
E na sua empresa, essa questão ainda é problemática? Ou vocês já usam algumas das ferramentas sugeridas? Conte nos comentários!

Redatores da TechnoEasy
A TechnoEasy está sempre em busca de parcerias para oferecer às pequenas empresas o melhor conteúdo de tecnologia, negócios, empreendedorismo e transformação digital. Por isso, muitos de nossos conteúdos são produzidos por empresas e profissionais convidados. Se você quer colaborar, saiba mais ao clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.