Segredos que ninguém te conta sobre vendas 2

Cá entre nós, qual empresa não quer aumentar o seu número de vendas e melhorar o seu desempenho comercial? Ou qual vendedor não quer se destacar no meio de seus colegas e bater todas as metas estabelecidas? Independente do tamanho da sua empresa ou da sua área de atuação, vender seus produtos e serviços é algo essencial para o sucesso de qualquer negócio. 

Mas a pergunta que muitos fazem é: será que existe alguma fórmula mágica que ajuda a aumentar o número das suas vendas? Ou apenas um bom desempenho é suficiente para ter sucesso? Será que tem algo especial para fazer com que você consiga concretizar a venda do seu armário de aço 2 portas que está pegando poeira dentro do seu estoque?

Acredite, existem alguns truques que podem sim, te ajudar a melhorar as suas vendas, é claro que não existe nenhuma fórmula mágica que vai fazer com que seu produto bata o recorde de vendas da noite para o dia, porém, existem alguns segredos que podem te ajudar a vender bem e melhorar e muito, o rendimento da sua empresa. 

No texto de hoje, iremos te contar justamente esses segredos que ninguém nunca te contou sobre como vender bem, bora conferir como alcançar o sucesso nessa área? Então vamos lá!

É preciso alcançar o cliente certo

O primeiro grande segredo que muitos vendedores não se atentam é justamente sobre o cliente no qual eles estão oferecendo o seu produto, muitos acreditam que o sucesso vai vir de um item bom,  independente de qualquer coisa, se aquele produto for bom, então tudo dará certo, mas cá entre nós, não é bem assim que as coisas funcionam. 

Você até pode ter uma ótima ideia e comercializar um excelente produto, porém se não estiver oferecendo ele para um consumidor interessado, seu esforço será em vão. Mais do que uma boa oferta, você precisa saber para quem você está oferecendo, e é fundamental que atinja o público correto. 

Oferecer um compressor de ar industrial para alguém que nem trabalha na indústria vai ser uma perda de tempo independente da qualidade do seu produto, lembre-se, o foco sempre deve ser no cliente, então conheça seu público-alvo e saiba exatamente para quem você está oferecendo seus produtos. 

O foco deve ser no atendimento e não na venda

Outro erro comum de muitos vendedores é querer empurrar aquele produto “goela a baixo”, e tentar focar apenas na venda, quando na verdade, as coisas não funcionam bem assim, isso porque, quanto mais você focar em vender e não atender o público, pior será o seu rendimento. 

Seu objetivo deve ser em fornecer uma ótima experiência, um diálogo otimizado e um atendimento de ponta e de alta qualidade, para isso, é preciso saber conversar com as pessoas e zelar principalmente pelo atendimento. 

A venda é uma consequência da sua boa atuação como atendente, então não se desespere, seja sutil, assertivo e não invada o espaço de ninguém, procure administrar bem o seu público para que na hora certa, ele de fato, concretize a compra. 

Descubra qual o problema do cliente e ajude ele a se decidir

Todos nós temos desejos e necessidades que buscamos saciar ao comprar um produto ou serviço, certo? Talvez você queira muito um novo jogo de videogame que acabou de lançar, ou precise adquirir uma instalação de spda nova para a sua casa, independente de qual for o motivo, cabe ao vendedor compreender isso para concretizar a sua venda. 

Muitos vendedores se importam apenas em vender os produtos e acabam não se preocupando com os problemas dos clientes, o que acaba sendo um grande erro. É preciso tentar descobrir e entender quais são as suas necessidades e o que ele precisa de verdade.

Não tente empurrar qualquer produto apenas para vender mais, busque entender do que ele precisa, quais ações você irá ajudá-lo e como você pode fazer isso, é preciso ter paciência e uma conversa franca para ajudá-lo a se decidir. 

É necessário agir no momento e no lugar certo

Concretizar uma venda não é uma tarefa fácil, e muito da sua eficiência passa também por agir no momento certo, muitas vezes a pessoa não quer ser importunada em determinado momento, ou não quer receber uma oferta tão direta sem ao menos conhecer melhor sua empresa. 

Dessa forma, é necessário saber quando e onde agir, procure estudar bem o seu funil de vendas, saiba qual abordagem deve adotar, em que local e em qual momento ela será mais eficiente. 

Seja cuidadoso, estude o consumidor, e procure alinhar tudo antes de tomar qualquer atitude, a precisão do local atrelado ao momento é crucial para que você obtenha sucesso na sua empreitada. 

Se prepare para o “não”

Todo vendedor já começa com um “não”, e a sua busca é justamente para reverter isso e transformar isso em um “sim”, porém, é preciso se preparar para o pior e ter um plano b para caso algo dê errado. 

O segredo para o sucesso é a persistência, vender nunca é fácil e nem tão simples quanto realizar o descarte de lixo eletrônico, é preciso de uma série de fatores para que a venda seja concluída, então é até que natural o recebimento do não, mas como falamos, é necessário contornar essa situação. 

Busque entender os motivos do cliente ter negado a sua empreitada, entenda o que você pode corrigir e quais ações deve tomar para que as coisas finalmente deem resultado, se prepare para a negação, mas seja persistente, insista naquilo e faça com que de fato dê certo. 

O que achou do texto de hoje? Qual desses segredos mais chamou a sua atenção? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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