A temporada de compras natalinas traz gente nova para o seu negócio. Se você causar uma boa impressão, tem chance de fidelizá-los. Mas se decepcioná-los pode ter perdido esses clientes para sempre.
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O atendimento ao cliente é uma área em que as pequenas empresas podem bater concorrentes grandes, mas não é fácil fazer isso. Filas demoradas, por exemplo, irritam o consumidor. Aliás, muita gente diz ter vivido as piores experiências na hora de comprar ou contratar um serviço justamente na época de fim de ano.
O grande diferencial dos pequenos negócios é a chance de oferecer um serviço mais personalizado. Este artigo do Bloomberg Business traz seis dicas para impulsionar o atendimento ao cliente este mês. Confira:

  1. Dê o exemplo – Os proprietários do negócio devem estar na área de vendas, cumprimentando os clientes e demonstrando o tipo de atitude que eles querem que seus funcionários exibam. Veja essa função como algo positivo e não um fardo, mesmo nesse período que costuma ser tão puxado. Se você está cedinho na sua loja, fala com seus funcionários com um sorriso e oferece um café ou alguma coisa para que os visitantes belisquem se chegarem cansados ou com fome ao seu estabelecimento, está cativando seu público com pequenos detalhes.
  1. Gerencie os temporários – Se você contratou temporários, certifique-se de que eles foram colocados para trabalhar ao lado de funcionários experientes. Colocar muita gente nova no mesmo turno ou função é uma receita para o desastre e pode levar os clientes a questionarem seu compromisso com a qualidade no atendimento. Já se os novatos têm alguém por perto para tirar as dúvidas de forma rápida e orientá-los em caso de erros, a clientela percebe.
  2. Supere as expectativas – Dê um presentinho inesperado, antecipe a entrega de um item… invista no diferencial. Essa boa experiência vai fazer seu cliente voltar.
  1. Capacite seus funcionários – Dê a eles autonomia na hora de agradar os clientes. Faça com que não seja preciso a aprovação do gerente para tudo (o que costuma deixar qualquer situação muito mais demorada). Instrua-os a tratar o consumidor com empatia, compaixão e honestidade.
  1. Recompense sua equipe – Se os seus funcionários são comissionados, certifique-se de que eles estão recebendo o justo para se empenharem nas vendas. Ofereça bônus e recompensas por metas atingidas ou um almoço mais longo para os dias de jornada mais apertada. Se a sua empresa tem um ambiente mais informal, por que não uma comemoração de fim de ano? Lembre-se de que essa época desperta ainda mais vontade de estarmos com os amigos e a família, e que , mesmo assim, sua equipe está se dedicando muito à sua empresa.
  2. Faça os cálculos – Analise os números e determine quanto quer aumentar no movimento em comparação com o ano passado, quantos funcionários vai precisar para atender a demanda sem sobrecarregar sua equipe e escolha métricas para avaliar a excelência do serviço prestado – pode ser o tempo de espera na fila ou no telefone, por exemplo. Acompanhe as métricas e reveja regularmente com seus funcionários para que eles tenham claras as suas expectativas para essa época.

E você, já está pronto para as vendas de natal? Conte nos comentários como está sendo a sua preparação!

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