SEO para e-commerce: confira as dicas do Google

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Conseguir atrair novos clientes para o seu negócio é fundamental para o seu crescimento. Com isso, o SEO para Ecommerce se prova como uma importante ferramenta, sendo indispensável dentro da estratégia de marketing digital!

A verdade é que, para crescer dentro da internet, a página da sua empresa precisa estar nos primeiros resultados dos mecanismos de busca. Por isso existem ferramentas que, se utilizadas da maneira certa, podem ajudar nessa missão.

Ao utilizarmos a ferramenta da forma correta, aumentamos nossa autoridade e garantimos um excelente posicionamento dentro do Google.

E, por mais que a otimização da página através do SEO seja um pouco mais difícil do que o esperado, essa missão pode se tornar mais fácil se utilizarmos a ferramenta por meio de determinadas técnicas e da forma correta.

Justamente para facilitar sua jornada rumo ao sucesso, separamos as principais vantagens e dicas para construir um SEO para e-commerce de excelência, o que fará o seu negócio se destacar dentro do seu nicho de mercado.

 Quer saber mais e estar presente nas primeiras páginas do Google? Vem com a gente!

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Quais vantagens do SEO para ecommerce?

Antes de entendermos como aplicar o SEO para ecommerce e quais são suas vantagens, precisamos compreender do que se trata essa ferramenta extremamente importante para o Marketing digital.

O SEO, sigla para Search Engine Optimization (traduzido, literalmente, para Otimização da Ferramenta de Busca) é definido como um conjunto de diferentes técnicas e ações que tem como objetivo principal otimizar o tráfego orgânico de uma determinada página da internet. 

Para isso, essas técnicas procuram deixar o endereço eletrônico bem posicionado dentro dos mecanismos de busca.

Assim que os algoritmos do mecanismo avaliam e determinam que o SEO está otimizado e bem estruturado, automaticamente posicionam a página e tornam seu site bem visível dentro do mecanismo de busca. Ou seja, sua visibilidade e autoridade dentro do Google aumentam, e consequentemente o número de visitantes com o tempo.

 

Em qualquer loja online, o SEO para Ecommerce é essencial para fazer com que a página ganhe mais visibilidade, receba tráfego orgânico e seja autoridade dentro dos mecanismos de busca. Qualquer negócio que tenha uma página na rede, precisa de um SEO bem estruturado – esse é o segredo para o sucesso.

Investir nisso traz apenas vantagens para a sua empresa. Afinal, independente do tamanho, essa otimização fará com que o seu nome prospere por muito tempo.

Qualificação e aumento do tráfego

A grande vantagem de se aplicar o SEO para Ecommerce é que você terá um aumento de tráfego orgânico bastante notável, ou seja, o número de visitas que é gerado ao seu site sem o uso de propagandas ou anúncios pagos vai aumentar.

Isso ocorre justamente como consequência de um SEO bem estruturado, afinal, ele garante um bom posicionamento do endereço dentro dos mecanismos de busca e  faz com que recebam um maior número de cliques.

E o melhor de tudo: esse tráfego será composto em sua grande parte por leads qualificados. Afinal, quem pesquisa pelo seu negócio tem interesse exatamente no que você pode oferecer.

Aumento de autoridade

Quando estruturamos um bom SEO para Ecommerce, investimos no que chamamos de tráfego orgânico. Esse resultado nada mais é do que o número de visitas que o seu site recebe sem que tenha sido feita nenhuma campanha ou propaganda paga. Isso determina uma grande autoridade para a sua marca.

Como consequência, o seu endereço aparecerá logo na primeira página dos resultados no mecanismo de busca, o que vai garantir maior notoriedade ao seu nome e credibilidade ao usuário que realizou a pesquisa.

Taxa de conversão

E as vantagens de um bom SEO para Ecommerce não param por aí. Essas táticas não só aumentam a sua autoridade e garantem um bom posicionamento dentro dos mecanismos de busca, como também atuam positivamente no aumento da taxa de conversão dos leads qualificados. Dessa forma, um SEO bem estruturado e otimizado faz com que a atenção do usuário seja conquistada assim que ele visita a página.

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Quais dicas do Google sobre o SEO para ecommerce?

Um SEO para Ecommerce bem estruturado, otimizado e que contenha os elementos corretos para atrair a atenção do algoritmo do Google garante um bom tráfego orgânico e crescimento para o seu site!

Entretanto, para isso, é necessário seguir alguns conselhos e caminhar na trilha certa! Alan Kent, membro da equipe do Google, separou as principais dicas que o SEO para Ecommerce deve seguir na hora de ser aplicado para atingir o sucesso. Confira!

Uma boa estruturação do SEO

Estruturar bem o SEO para Ecommerce é o primeiro passo rumo ao sucesso! É através dele que o Google vai rastrear e posicionar bem o seu site nas páginas. Por isso, é fundamental garantir com que os títulos das páginas de seus produtos contenham o nome da marca, sua cor e o tipo de produto que será vendido. Procure também adicionar as características do produto em sua página, assim como sua disponibilidade.

Conteúdo relacionado com as fases da jornada de compra

É importante que o seu site esteja repleto de conteúdo com relação a jornada de compra do usuário. Seu endereço pode aparecer em diversas pesquisas realizadas nesses mecanismos de busca de acordo com a variedade de conteúdo apresentado ao consumidor.

Algumas sugestões dadas são: dicas para presentes, avaliações de produtos, recomendações de acordo com o uso desejado, algumas dúvidas, e por aí vai. O importante é investir em um bom marketing de conteúdo relacionado aos produtos do seu e-commerce.

URL exclusiva para cada produto

Cada produto e suas variantes devem ter uma URL exclusiva para a pesquisa. É bom ressaltar que uma variante é considerada a base.

Ofertas ou promoções festivas com URLs

Assim que sua loja realizar ofertas especiais ou promoções, uma diferente página ou URL deverá ser criada para atrair a atenção do usuário. Recomenda-se, ainda, que esse endereço seja reservado e reutilizado no futuro.

Desempenho do site

É importante também avaliar o desempenho do site. Afinal, a velocidade de carregamento da página é decisiva para o ranqueamento e ganho de autoridade dentro do Google, assim como para o permanecimento do usuário.

Paciência

Já essa dica é válida para você que deseja estruturar um bom SEO: tenha paciência! A estratégia de SEO apresenta resultados a longo prazo, por isso ter calma e aguardar é o segredo para que tudo dê certo.

Pensar na experiência dos usuários

Ter os usuários como prioridade é fundamental, afinal, a experiência que eles têm dentro do seu site faz com que ele consiga ser bem colocado no mecanismo de busca. Procure manter uma página organizada, com diferentes categorias e produtos fáceis de serem encontrados.

Consultoria em SEO

Estruturar um SEO necessita conhecimento e profissionalismo por quem faz, até porque este é um trabalho constante. Se não houver cuidado na hora de construir um SEO para o seu e-commerce, os resultados podem não chegar.

Procure contratar uma consultoria em SEO, em especial caso o seu negócio não tenha um time voltado para isso. Aqui na TechnoEasy, disponibilizamos diferentes soluções e técnicas de marketing digital e otimização de SEO que podem alavancar o seu negócio. 

Ferramentas que auxiliam o SEO através de análises da saúde do site

Há um leque de ferramentas dentro do mercado para auxiliar em uma boa construção de SEO para Ecommerce, algumas pagas e outras não. E, nós da TechnoEasy, separamos uma lista das principais para ajudar você a chegar em seu objetivo!

  • Google Search Console: essa ferramenta auxilia em demonstrar, por meio de relatórios, quais problemas são encontrados no SEO e no site.
  • Ubersuggest: avalia e sugere elementos para otimização do conteúdo.
  • Keyword Explorer: analisa e verifica as palavras-chave presentes.
  • Keyword Planner: planeja quais palavras-chave são viáveis para uma boa campanha no Google Ads.
  • Google Pagespeed: serve para avaliar o desempenho de suas páginas.

Não há uma ferramenta específica que crie um bom SEO, existem aplicativos e conhecimentos que juntos ajudam nessa construção por meio da análise de diferentes elementos.

 

Aumente seu ranqueamento dentro do Google, garanta mais tráfego orgânico e caminhe para o sucesso com essas incríveis dicas. E, caso precise de consultoria em SEO, conte com a equipe profissional da TechnoEasy!

Redatores da TechnoEasy
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