A marca é muito mais do que um simples nome, porém, também não é limitada a um produto ou serviço. Comércios, pessoas, locais e praticamente qualquer empreendimento pode ter uma marca, que é a união de todos os aspectos da empresa e de tudo que ela produz e representa.

A importância da marca é colossal, por isso mesmo ela deve ser desenvolvida com muito cuidado, pois será a porta voz da empresa e deve ter a capacidade de transmitir seus valores, proposta e conceito com apenas uma imagem.

Ter uma marca forte é importante para consolidar uma empresa no mercado em que está inserido, além disso uma identidade forte agrega valor ao produto ou serviço que está sendo oferecido. Em alguns casos a marca passa a valer mais que o que está ofertando.

As pessoas não compram pelo produto, compram pelo símbolo. Continue conosco, vamos conhecer tudo sobre o assunto.

O que é Marca?

De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) o conceito de marca é: todo o sinal distintivo, visualmente perceptível, que que identifica e distingue produtos e serviços. Portanto, é um tipo de documento de identidade que destaca sua empresa no mercado.

Além de te destacar com o público uma marca forte confere credibilidade ao que sua empresa está oferecendo, tornando-se referência no assunto, o que pode influenciar na decisão de compra do consumidor.

O valor do item em si não interfere na qualidade do produto ou serviço oferecido, popularmente falando, um produto não é melhor, só por ter custado mais caro, porém uma marca referência confere credibilidade e confiança em tudo que oferece ao mercado.

Muitos fatores interferem na consolidação de uma marca, por exemplo, um consumidor pode preferir um produto a outro simplesmente pela forma da embalagem, da cor ou da textura.

A aparência dos produtos influencia em cerca de 45% dos brasileiros (Finer).Muitas pessoas costumam comprar produtos apenas pelo design, elas se sentem atraídas com base em sua opinião pessoal.

A importância da marca é imensa, não é apenas uma palavra ou símbolo, é filosofia!

A Importância da Marca

Uma empresa que tenha uma marca forte possui um reconhecimento maior apenas por estampar sua identidade em seu produto.Um bom exemplo disso é o iPhone que, sem o símbolo da maçã, valeria menos da metade do preço que é vendido, mesmo sendo um produto de qualidade.

A marca da sua empresa é mais que um simples significado, é valor monetário. 

A maçã, símbolo da Apple, por exemplo, tem um valor altíssimo, afinal, quem compra um celular com a famosa maçã não está comprando somente um smartphone, compra junto o poder, o prestígio e o reconhecimento social. Todos sabem que a marca é muito valiosa.

Mesmo um novo produto, de uma empresa que nunca existiu e ninguém conhece,  usando o símbolo da maçã, não iria  ter problema algum para vender, afinal a marca já está estabelecida no mercado e possui seguidores fiéis.

Para ganhar prestígio e importância, a marca precisa se solidificar em qualidade. Mas isso não é suficiente, é preciso ter um forte marketing, comunicação agradável com a clientela e conseguir cativar o público.

Hoje, a marca mais valiosa do mundo é a Apple, estima-se que seu valor seja de 184,15 bilhões de dólares (Interbrand). Esse valor é somente da marca, sem toda a infraestrutura da empresa.

Influência Emocional

Criar uma marca tem mais passos do que apenas a escolha de um nome. É preciso atrair o consumidor com uma estratégia de marketing bem pensada.

Todo o poder de compra é dos fregueses, eles escolhem o que vão comprar. E há muitas técnicas para atrair emocionalmente as pessoas, já que a emoção é grande parte do processo de compra.

É possível perceber, por exemplo, como as grandes cervejarias utilizam desse artifício. Há pouco tempo, todas as propagandas objetificam a mulher, pois a cerveja era direcionada para um público masculino que se atraia por esse tipo de anúncio.

Atualmente, as propagandas estão centradas na diversidade, não apenas ao público masculino. Perceba que todos os novos comerciais pregam o apoio a  pluralidade de pessoas. Homens, mulheres, LGBTQIA+, pobres e ricos, todos agora estão sendo representados, pois percebeu-se que  o perfil do consumidor de cerveja era mais variado do que se imaginava.

A cerveja foi um exemplo, mas essa revolução de marketing já está acontecendo em todos os setores comerciais. Portanto, a propaganda emocional é um fato fundamental para a importância da marca.

Sobre o Desenvolvimento da Marca

O desenvolvimento da marca deve ser gerenciado com muita cautela. É importante sempre lembrar que a marca é a cara da empresa. Então, é necessário ser coerente e transmitir os ideais e valores. 

A primeira coisa é escolher o nome da marca, que deve ser fácil de memorizar e pronunciar. Uma opção legal é escolher um que sugira os benefícios do seu produto, por exemplo, uma empresa prestadora de serviços variados com o nome Dinâmica, sugerindo pluralidade, versatilidade. Ou ainda, uma empresa de segurança com nome de Defensores.

As cores também são de grande importância da marca. A Coca-Cola por exemplo, é reconhecida de longe por sua característica cor vermelha. É importante que a marca tenha uma identidade visual estabelecida, com todas as cores e paletas que serão usadas no seu desenvolvimento.

Para criar essa identidade visual é preciso conhecer seu público alvo, entender todos os valores que sua empresa quer transmitir e o produto ou serviço que oferecerá.

Conclusão

Vimos que a construção de uma marca é algo fundamental para consolidação da empresa em seu ramo de atividade. O reconhecimento do público torna uma marca mais valiosa que o produto que ela oferece, em diversos casos. 

A marca é o rosto da empresa, é também o cérebro. Uma marca estabelecida não vende produtos, mas sim conceito.

Então vale a pena fazer um bom planejamento, pensar em todos os aspectos da identidade visual com calma e estratégia, lembrando sempre de imprimir em sua marca o DNA da empresa, e tudo que ela quer transmitir ao seu público. Criar uma marca de sucesso exige criatividade e dedicação.

J.Valderio dos Santos
Especialista em TI e Marketing Digital Tenho a missão de entregar soluções para que pessoas e empresas alcancem o potencial máximo de seus propósitos.

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