Em tempos de pandemia, a sociedade tem enfrentado obstáculos que exigem estratégia e tática para resistir aos percalços, planejar as adaptações e colocar em prática novos costumes, para conseguir manter a saúde e o ganha pão.

O ano de 2020 é um marco na história do país devido ao decreto de quarentena, no qual deve-se haver um isolamento social rígido e consequentemente a paralisação de igrejas, comércios, empresas e todo local em que naturalmente possa haver tráfego e contato humano.

No entanto, apesar da crise, uma válida adaptação no processo de vendas e negócio foi consolidada: a rede virtual como plataforma de interação humana.
Muitas empresas estão se adaptando ao momento e realizando vendas online, sem necessariamente, ter que mudar de nicho.
A criação de sites, aplicativos e cuidado maior no gerenciamento das redes sociais, faz muita diferença quando se trata de atrair e manter interação com o futuro cliente.

Porém, somente postar fotos bonitas dos produtos nas redes sociais não é suficiente para manter o funcionamento de uma empresa.

É importante utilizar-se do planejamento de estratégias para destacar a empresa e a execução de táticas constantes para garantir o sucesso do plano, e consequentemente, a consolidação do negócio, mesmo durante a crise.

Vamos falar neste post um pouco mais sobre o que é estratégia e tática e como elas podem ajudar uma empresa a manter-se e estar em evidência no ambiente digital.

Por que é importante desenvolver uma estratégia em momento de crise?

As crises podem ser geradas por inúmeros fatores, podendo ser previsíveis, ou imprevisíveis, como no caso da pandemia.
Porém, o que se faz a partir da crise, deve ser minimamente previsível, ou pelo menos, planejado, caso contrário, a empresa estará aos cuidados da maré de sorte, não é?
Por isso, é importante que a liderança dos negócios consiga ter um olhar otimista e vencedor, sobre onde deseja chegar, quando a tempestade passar.
Isso significa, olhar adiante, respirar fundo, traçar um plano e conhecer tudo o que deverá ser investido e executado para que se alcance o objetivo esperado, ou seja, é preciso aprender a trabalhar com estratégias e táticas.

É necessário, antes de tudo, compreender as diferenças entre estratégia e tática, pois a partir das características de cada um dos termos é que se pode aplicar na prática, o plano ou a execução de maneira adequada.
Abaixo, explicamos de forma resumida cada um dos termos e suas características:

O que é estratégia?

A estratégia é aquilo que a empresa deve fazer para solucionar uma situação, sendo como um objetivo geral e com longo prazo para desenvolvimento. O planejamento de várias táticas sobre o que deve ser feito para alcançar um resultado determinado.
Tem o propósito de definir os objetivos da empresa e administrar os recursos para cumpri-los e sofre grande influência de fatores como a economia, política, clientes e concorrentes, que precisam ser levados em conta no processo de planejamento.
Para alcançar resultados, a estratégia define quantidade de recursos a serem investidos, o comportamento organizacional da empresa e os indicadores de performance, de forma clara e objetiva para que haja união nos esforços.

O que é tática?

Trata-se de pequenos passos assertivos para realizar a estratégia, ou seja, objetivos específicos que devem ser executados a curto prazo.
É o plano de como fazer para alcançar a estratégia, com impacto imediato.
Geralmente não é unitária, ou seja, é um conjunto de táticas, ações e metas menores que são aplicadas para desenvolver a estratégia.
Utiliza-se de recursos específicos para alcançar os objetivos, como cronograma, orçamentos e processos breves.

Portanto, percebe-se que estratégia e tática devem andar de mãos dadas, pois são complementares e eficazes quando aplicadas da maneira correta e planejada.

Então, quando se trata de problemas, é fundamental que não só a liderança da empresa, como também toda a categoria de profissionais esteja envolvida como um exército em uma batalha, preparados para realizar cada qual o seu papel com êxito.

A liderança, tem o dever de pesquisar, aprender e vislumbrar um novo cenário, traçando uma estratégia e orientando os demais setores sobre suas responsabilidades ao executar as táticas.

As táticas, por sua vez, são menores, mas não menos importantes, pois já dizia o dito popular: ”devagar se vai longe”- e grandes objetivos são conquistados com um passo de cada vez, porque cada processo importa na consolidação do todo.

Estratégia e Táticas Na prática:

Uma pequena empresa que está acostumada a vender artesanato em uma determinada região da cidade, se depara com o momento da pandemia…
As pessoas, não circulam mais naquela região em que a loja fica localizada há mais de 10 anos e somente alguns clientes mais íntimos possuem o número de telefone em um cartão impresso (que nunca se sabe em qual buraco da carteira foi perdido).
Ora, como esta empresa pode sobreviver sem vendas e sem encomendas?
A primeira resposta são os perfis na redes sociais, porém como já foi dito anteriormente, fotos bonitas não salvam empresas encrencadas.
É necessário que haja um trabalho de planejamento de estratégia para que esta empresa atraia somente os clientes adequados, não necessariamente em grande número. Pois seria impossível somente a dupla de sócias artesãs produzir tantas pulseiras, para a quantidade de pessoas nas redes sociais que só estão entediadas pela quarentena e nem gostam tanto assim de artesanato.

Pensando em uma estratégia simples a primeira questão é:

  • Atender ao público de artesanato na internet, de forma satisfatória para empresa e cliente.
  • As táticas para este objetivo podem ser inúmeras, mas dentre as principais estão:
  • Desenvolver um perfil adequado nas redes sociais
  • Utilizar das ferramentas adequadas para ser encontrada
  • Conhecer as ferramentas de comunicação com o cliente
  • Gerar um conteúdo relevante
  • Expandir os horizontes através da criação de um blog ou site
  • Criar uma interação além das redes sociais, com newsletter e e-mail Marketing.

Agora é só colocar a mão na massa!

Com uma boa estratégia e recursos bem aplicados, é possível sobreviver à crise!
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