Você já ouviu falar sobre Marketing de Indicação?

Você já ouviu falar sobre Marketing de Indicação? 2

Dentre as várias estratégias existentes, temos o marketing de indicação, que vem conquistando cada vez mais empresas e revolucionando a maneira de administrar os funis de venda. 

Conhecido também como marketing boca a boca, ele consiste em atuar como uma estratégia que utiliza, como recurso principal, as indicações de clientes satisfeitos para aumentar o volume das vendas. 

Na maioria das vezes, só indicamos algo quando gostamos, certo? Principalmente para quem aquele tipo de solução será, de fato, útil. Portanto, o marketing boca a boca consegue ser uma forma muito eficaz de divulgação. 

Mais oportunidades de venda

Como já dito anteriormente, o marketing de indicação consegue alavancar o número de vendas de uma empresa, e até mesmo aumentar o número de consultas de uma empresa especialista em projeto estrutural metálico, por exemplo. 

Segundo o Instituto Nielsen, 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos é o melhor tipo de fonte possível, principalmente quando se trata de um produto ou serviço. 

É exatamente neste tipo de contexto, que quando empresas estimulam seus clientes a indicarem, a jornada de compra tende a ser bem mais rápida do que o normal. 

Quando uma loja que vende argamassa expansiva possui uma jornada de compra mais rápida, logo, terá um número maior de vendas. 

Ainda com a pesquisa realizada pelo Instituto, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam confiar totalmente na indicação de um amigo ou familiar. Essa indicação, por sua vez, é considerada mais confiável do que qualquer outro tipo de propaganda. 

Estamos falando de uma oportunidade de vendas que está sendo pouco explorada entre as empresas. 

Na prática, é como uma alternativa altamente eficiente, capaz de aumentar a venda de vários tipos de produtos, desde os mais específicos, como um gerador para eventos, até acessórios para videogames. 

Pense que, se cada cliente da sua empresa te indicar para um amigo ou familiar, naturalmente, você terá uma base de leads bem maior. Consequentemente, isso representa um número maior de vendas. 

Quais as vantagens do marketing boca a boca?

Além de gerar mais vendas, o marketing boca a boca consegue trazer um lead mais qualificado para o seu negócio, o que é ideal para uma empresa que trabalha com locação de geradores a diesel, visto que é um tipo de negócio que trabalha diretamente com clientes. 

O motivo para isso acontecer, está relacionado ao fato desse lead ter referências concretas e confiáveis sobre o seu produto ou serviço, o que torna o caminho pelo fluxo de vendas mais fácil de percorrer. 

Contudo, o exemplo acima é apenas uma das várias vantagens que as indicações podem trazer para o seu negócio. Leads conquistados através do marketing de indicação consegue oferecer as seguintes vantagens:

  • Redução do custo de aquisição de clientes;
  • Conquista um índice de cliente ideal mais preciso;
  • Aumenta as oportunidades de venda;
  • Amplia o tempo de vida do cliente;
  • Aumenta a taxa de conversão. 

Estas são as principais vantagens que o marketing de indicação consegue proporcionar para um negócio. Perceba todos esses benefícios estão relacionados diretamente com a saúde de uma empresa, deixando-a nas melhores posições possíveis no mercado. 

Como obter indicações?

Algumas pessoas podem achar que conseguir indicações envolve todo um processo, em parte, isso é verdade, mas na prática, a maneira mais simples de obter indicações é pedindo. 

Por exemplo, se o seu cliente foi bem atendido e teve o seu problema resolvido e adquiriu essa confiança na sua empresa, isso pode significar que ele irá se tornar um possível promotor da sua empresa. 

Em outras palavras, o cliente pode divulgar a sua marca de maneira positiva para as pessoas, além de compartilhar o tipo de experiência que teve com a sua empresa, logo, isso transmite ainda mais confiança para a pessoa que está recebendo essa indicação. 

Entretanto, como já foi dito, para conseguir indicações não basta apenas pedir. Os seus clientes precisam receber algo em troca para serem constantemente encorajados a indicar o seu negócio para o maior número de pessoas possíveis. 

Portanto, o ideal é sempre oferecer algum tipo de recompensa para os seus clientes. 

Conclusão

Por fim, para finalizar este artigo, pontuamos a necessidade de desenvolver um programa de indicação para implementar, de vez, o marketing boca a boca no seu negócio. Contudo, neste artigo, reunimos as principais informações para você começar a trabalhar a estratégia. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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