fbpx

5 Ferramentas de Gestão Que Você Precisa Conhecer

by Redatores da Technoeasy

Ferramentas de gestão são essenciais para uma condução empresarial de qualidade. Sejam elas clássicas ou de cunho tecnológico, sua aplicação faz toda a diferença, independente da área funcional ou do segmento de atuação. Sendo assim, é preciso conhecer, selecionar e aplicar as mais adequadas ao seu negócio.

5 Ferramentas de Gestão

No artigo de hoje, trouxemos 5 ferramentas de gestão comprovadamente eficazes no atingimento de resultados. Seja seu negócio uma pequena empresa, uma Startup ou uma multinacional, cada uma delas pode oferecer suporte a suas operações e maximizar seus resultados.

Matriz SWOT

A Matriz SWOT é uma das principais ferramentas de gestão de todos os tempos. Sua simplicidade de aplicação, facilidade de entendimento e eficácia em traçar o cenário interno e externo da organização, fazem dela um importante elemento para o planejamento estratégico.

Sua sistemática é bem simples e consiste no detalhamento de 4 aspectos organizacionais:

Forças: analisa os pontos fortes organizacionais de uma perspectiva interna.

Fraquezas: analisa as vulnerabilidades da empresa, também a partir de uma visão interna.

Oportunidades: avalia os caminhos possíveis de serem explorados pela organização no ambiente externo.

Ameaças: fatores externos que representam algum tipo de risco para a organização.

A partir disso é possível traçar com grande clareza os passos necessários para que seu negócio possa alcançar as metas estabelecidas, cumprindo assim seu planejamento estratégico.

Business Model Canvas

Para empreendedores que estão no início do negócio, essa é uma das principais dicas de ferramenta de gestão: Business Model Canvas.

Funcionando como uma simplificação (há quem diga evolução) do clássico plano de negócios, trata-se de uma representação sintetizada do funcionamento e dos principais componentes da sua organização.

Ele ajuda a visualizar claramente questões como: proposta de valor, parcerias estratégicas e recursos chave. Isso mantém a perspectiva do gestor focada nos objetivos estratégicos e no core business de suas operações. Ainda que seja uma versão simplificada, ela auxilia no processo decisório, possibilitando priorizar ações diante de uma visão consistente do negócio.

Pipedrive

O Pipedrive é um CRM que possibilita o aprimoramento do funil de vendas da sua empresa. Partindo desde as etapas iniciais e seguindo até a finalização do negócio, ele te auxilia no planejamento, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.

Suas grandes vantagens estão na facilidade de manuseio, nas possibilidades de adequação ao perfil do seu negócio e na apresentação de resultados por etapa. Isso proporciona ao gestor uma visão clara da atividade que exige sua intervenção para que o processo seja otimizado.

Trello

O Trello é uma das principais ferramentas de gestão de projetos da atualidade. Baseado na metodologia Kanban, ele organiza suas atividades em função do status de execução, possibilitando um controle intuitivo de seu desenvolvimento.

Ele oferece a possibilidade de compartilhar grupos de tarefas com outras pessoas, funcionando de forma colaborativa. Além disso, possui funcionalidades, como atribuição de datas, check-lists e etiquetas, que ajudam no controle das etapas de forma direta e visual.

O melhor de tudo é que ele conta com uma versão gratuita bem completa. Vale a pena conferir.

Gestão Click

O GestãoClick é um ERP de gestão que possibilita a integração das várias áreas do seu negócio. Trata-se de um software desenvolvido com o conceito de aumentar a produtividade e a rentabilidade de sua empresa por meio da agregação de informações, automação de processos e aprimoramento das interfaces setoriais.

O ERP, que também conta com aplicativo, permite a gestão eficaz de diversas funções do negócio, sendo especialmente interessante para: controle de estoque, programa de controle financeiro, vendas e sistema para ordem de serviço

As Ferramentas de Gestão e os Desafios do Século XXI

Gerir uma empresa diante de cenários tão incertos como os atuais pode ser um grande desafio. Tudo muda muito rápido, exigindo poder de adaptação, senso de urgência e resiliência de negócios de todos os portes e segmentos.

Isso torna as ferramentas de gestão ainda mais essenciais. Elas proporcionam clareza, permitem ao gestor planejar seus passos e substituem grande parte do trabalho que classicamente era desenvolvido de maneira braçal.

Assim, avalie os gaps de sua empresa e identifique todos que possam ser solucionados por meio de ferramentas. Sendo elas tecnológicas ou não, tratam-se de caminhos estruturados para aumentar a produtividade, reduzir custos e manter controlado cada aspecto importante do negócio.

Compartilhe este conteúdo
  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    9
    Shares
  • 9
    Shares

Mostre que você está vivo: Comente!