Conselhos populares sobre produtividade que você deve ignorar

Não faltam conselhos quando o assunto é fazer mais em menos tempo. Mas será que todos eles são realmente úteis? O site Fast Company ouviu especialistas em produtividade quais os conselhos que muita gente dá e que na verdade trazem mais prejuízos do que benefícios – e o que é que a gente deveria fazer de verdade.
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A editora do livro Manage Your Day-to-Day: Build Your Routine, Find Your Focus and SharpenYour Creative Mind (em livre tradução: “Gerencie seu dia-a-dia:construa sua rotina, encontre seu foco e aguce sua mente criativa”, ainda sem versão em português), Jocelyn Glei, alerta que o problema desse tipo de conselho é tentar propor uma solução única para todos, o conceito de produtividade de quem está abrindo uma pequena empresa ou startup é diferente do que o de alguém que está escrevendo um livro. “Focar demais na produtividade pode nos fazer esquecer do que estamos tentando realizar”, ela diz. Além de acreditar que existe uma única receita, outros mitos também devem ser evitados.Separamos três dos mais populares:

1. O “campo de busca” elimina a necessidade de um sistema de arquivamento de e-mail

A especialista em produtividade pessoal Peggy Duncan diz que não é bem assim. “Se você não tem um sistema de arquivamento organizado, vai ter que pesquisar em todos os arquivos e isso vai fazer você perder tempo”. Ela agrupa tudo em categorias amplas com subcategorias relacionadas. “Com esse sistema lógico posso limitar as pastas pesquisadas”, explica.

2. Defina prioridades

“Você não define prioridades, você as tem”, diz o autor do livro “A Arte de Fazer Acontecer – Uma Fórmula Anti-stress para Estabelecer Prioridades e Entregar Soluções no Prazo”, David Allen. O que precisamos é reconhece-las. A sugestão dele é esvaziar a cabeça, de quando em quando, de tudo o que está ocupando nossa atenção – assim as prioridades surgem de forma natural e fica mais fácil decidir as próximas ações.

3. Comece o dia olhando para sua lista de tarefas

“É um momento terrível para fazer isso”, diz Julie Morgens, autora do livro Never Check Email in the Morning (“Nunca cheque seus e-mails de manhã”, ainda sem tradução para o português). “Se você esperar até amanhecer para organizar seu dia, já vai ser tarde demais e as tarefas vão desabar em cima de você”, aconselha. Para ela, o melhor é terminar o dia olhando para a lista de tarefas do dia seguinte, pois se houver alguma coisa que não é mais relevante ou possível, você terá tempo para cancelar ou remarcar.

O site ainda enumera outros 4 conselhos como fazer intervalos regulares, agir imediatamente e gerenciar seu tempo. Para ver o artigo completo, acesse o link.
E você? Já ouviu algum desses conselhos? Eles funcionam para você? Conte nos comentários!

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