Existe uma teoria em economia comportamental chamada de desconto hiperbólico. Ela está relacionada com a forma como percebemos os eventos futuros e interfere na maneira como agendamos nosso tempo. O neurocientista Daniel Levitin, autor do livro “A Mente Organizada: Como Pensar com Clareza na Era da Sobrecarga de Informação”, fala sobre a questão nesse artigo.
Desconto hiperbólico e a falta de gerenciamento de tempo 3
Funciona assim: se alguém te pede para fazer algo daqui um ano você pensa “ah, isso é muito tempo! Eu não tenho mais nenhum compromisso para esse período; Com certeza vou fazer isso!”. Mas daqui a um ano você provavelmente vai estar tão ocupado, sobrecarregado e estressado quanto está agora, no entanto não se deu conta disso. A ideia é que nós damos mais valor ao que é imediato do que o que acontecerá no futuro, e assim, acabamos “sentindo menos” o que iremos  viver do que o que estamos vivendo agora.
É por isso que as promessas de início de ano muitas vezes não vão para frente e que nos vemos tantas vezes sufocados pela rotina, sem nem percebermos. Vamos fazendo, dando prioridade ao agora, sem pensar muito no que vem depois e quando vemos, estamos estafados e cansados demais para tentar mudar. E, não, isso não é normal.

Aprenda a dizer não

O neurocientista diz que é importante dizer não às coisas que você realmente não quer fazer para abrir espaço na agenda (de preferência, diariamente) para ter momentos de espontaneidade e criatividade, que fujam da rotina e que te permitam fazer algo que você realmente goste. Afinal, você não quer acordar um dia com a sensação de que perdeu meses ou anos da sua vida sem que nada de agradável e prazeroso tenha acontecido. Pode não ser fácil se livrar de alguns compromissos, mas com certeza vale a pena delegar algumas funções e dar mais atenção ao que você quer, pelo menos de vez em quando.
Você já consegue dizer não e organizar melhor seu tempo, visando mais o futuro? Conte nos comentários!
 

Redatores da TechnoEasy
A TechnoEasy está sempre em busca de parcerias para oferecer às pequenas empresas o melhor conteúdo de tecnologia, negócios, empreendedorismo e transformação digital. Por isso, muitos de nossos conteúdos são produzidos por empresas e profissionais convidados. Se você quer colaborar, saiba mais ao clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.